O Detran do Acre participa do Congresso Internacional de Trânsito, que neste ano ocorre em Porto Alegre (RS), entre os dias 17 e 19 próximos. Com o tema “Ideias que Salvam Vidas”, o evento reúne especialistas de diversos países e tem como objetivo compartilhar experiências bem-sucedidas na redução de acidentes, principalmente pela demanda da Década de Ação de Segurança no Trânsito, fomentada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Serão 15 palestras em três dias de evento, que buscam inspirar gestores e profissionais do trânsito a desenvolver políticas públicas e projetos inovadores, com a convicção de que ideias que salvam vidas não são privilégio de especialistas. O evento também é destinado a jornalistas, estudiosos e interessados, incentivando novas formas de ver o trânsito e lidar com as questões de acidentes. Entre os palestrantes, está a diretora executiva da Transport Accident Comission (TAC), Janet Dore, organização australiana que mudou o paradigma da propaganda educativa de trânsito.
De acordo com a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, essa é uma oportunidade de mostrar, em âmbito internacional, os êxitos obtidos pela autarquia acreana. “O debate e a troca de experiências são o meio para inclusive trazer ideias que aprimorarem ainda mais o nosso trabalho à frente do departamento de trânsito do Acre. Já promovemos diversas campanhas de conscientização ao longo deste ano e meio de gestão, entre elas a ‘Tá na Faixa, Tá Seguro” e também a Operação Álcool Zero, conseguindo diminuir a olhos vistos os números de óbitos nas vias públicas do Estado”, revela.
O hotsite do congresso (www.congressodetransito.rs.