O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Gemil de Abreu Júnior, participou do encerramento do curso de pilotagem Harmonia no Trânsito, promovido pelo Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), realizado na terça-feira, 1.
O curso foi para orientar sobre como contribuir para um trânsito mais seguro. “Queremos que os motociclistas tenham a consciência de analisar o trânsito, identificar os riscos e agir de forma defensiva para diminuir os acidentes e mortes no trânsito”, disse o instrutor Robson Claus.
Para o presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Luís Araújo, essa iniciativa significa mais segurança também para os passageiros. “Nossa intenção é levar o passageiro ao seu destino com toda segurança e esse curso vem agregar mais informação para esse fim”, destacou.
“Sabemos que os motociclistas são mais vulneráveis no trânsito e que a quantidade de acidentes envolvendo essa categoria é sempre maior, por isso essa iniciativa é muito importante. Sempre iremos incentivar ações de educação para promover a paz no trânsito”, destacou o diretor-geral do Detran, Gemil de Abreu Júnior.
De janeiro a agosto de 2015 ocorreram mais 3.300 acidentes de trânsito, desses mais de 1.500 envolveram motocicletas, o que representa 44% do total de acidentes. Os principais motivos são as distrações, excesso de velocidade e o desrespeito às leis de trânsito.