Equipes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) participaram na manhã desta quarta-feira, 26, de uma caminhada contra o uso de drogas. A atividade é alusiva à Campanha pela Paz, que se iniciou na última segunda-feira, 24, e estende-se até o próximo sábado, 29. Realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, em parceria com o Comitê de Enfrentamento ao Craque, o Conselho Estadual de Entorpecentes e demais parceiros, o objetivo da campanha é esclarecer e informar, em especial os jovens, quanto aos perigos do uso das drogas e suas consequências.
Na parte operacional do evento, oito agentes da Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran) foram deslocados para auxiliar na condução segura dos participantes e organizar o trânsito durante a passeata. Já a equipe de educação integrou a passeata com 25 componentes, carregando cartazes. Além disso, também realizaram a entrega de panfletos, adesivos, botons e adesivos alusivos à Operação Álcool Zero.
A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, avalia que o uso de drogas tem seu impacto no âmbito individual, mas também repercute no lado social. “No trânsito, a utilização de substâncias psicoativas, sejam drogas lícitas, como é o caso do álcool, ou não, associadas à direção de um veículo, podem trazer sérios riscos”, explica.
Desde 2011, o Detran e Polícia Militar realizam a Operação Álcool Zero, que visa inibir a ingestão de bebidas alcoólicas por condutores de veículos. Desde então, as estatísticas de acidentes de trânsito realizadas em parceria entre as duas instituições revelam a redução das incidências, sejam as pequenas colisões ou envolvendo vítimas.