Detran orienta para viagem segura no feriado de Carnaval

O período de carnaval é uma excelente época para viajar. Muitos foliões se preparam para pegar a estrada e aproveitar as festas em outras cidades, outros buscam momentos de tranquilidade longe da agitação das folias.

Com o aumento do fluxo de veículos nas estradas o perigo de acidentes de trânsito também fica maior. Por isso, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) lembra que não basta pensar somente no destino, é preciso ter atenção também para os preparativos que envolvem a partida e o trajeto até lá.

“É importante que os condutores de veículos se atentem para as medidas de segurança como, por exemplo, verificar as condições do veículo, utilizar o cinto de segurança, respeitar a sinalização e os limites de velocidade, além de manter os faróis acesos mesmo durante o dia”, enfatiza o coordenador de fiscalização de trânsito do Detran, Francisco Neto.

Vale lembrar que o uso de celular enquanto dirige e a mistura de bebida alcoólica e direção aumentam as chances de acidentes, perda de reflexo e do poder de reação diante de condições adversas são alguns dos perigos dessa combinação.

Equipamentos de segurança são indispensáveis

O cinto de segurança é um item fundamental, que pode preservar a vida de quem está no veículo, isso vale também para os ocupantes do banco traseiro, assim como o uso das cadeirinhas pelas crianças.

O uso do cinto de segurança é obrigatório (Foto: Weslley Cristian/ Detran)

Estudos apontam que a maioria dos acidentes com mortes nas rodovias são causados por imprudência e as vítimas não utilizavam equipamentos de segurança, principalmente no banco de trás.

“As pessoas acham que segurar as crianças no colo é o suficiente, mas não é. Em caso de batida ou mesmo parada brusca a criança pode ser projetada contra o vidro e até pra fora do carro.”, enfatiza a coordenadora de Educação de Trânsito do Detran, Cléia Machado.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter