Detran orienta motoristas que pretendem dirigir em outros países

O documento é válido e pode ser apresentado em mais de 100 países ( Foto: Assessoria Detran)
Documento é válido e pode ser apresentado em mais de 100 países (Foto: Assessoria Detran)

As férias são o momento mais esperado do ano. E em virtude de o mês de julho ser o de recesso escolar, muitas famílias se programam para viajar de carro nesse período. No Acre, a Estrada do Pacífico impulsiona as viagens internacionais, por isso o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) orienta motoristas que pretendem dirigir em outros países.

A Permissão Internacional para Dirigir (PID) ou Carteira de Habilitação Internacional (CHI) é um documento de identidade que funciona como a CNH. Esse documento é válido e pode ser apresentado em mais de 100 países, porém, não substitui a CNH no território nacional.

Segundo a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, para obter a permissão o condutor deverá possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), devendo esta estar vigente. “O prazo de validade da PID, a categoria da habilitação e as restrições médicas são os mesmos referentes à CNH”, explica.

Ainda de acordo com a diretora, a PID foi criada para facilitar aproximação de um sistema de trânsito mundial padrão. O modelo desse documento segue a padronização estabelecida na Convenção de Viena, firmada em 8 de novembro de 1968 e promulgada pelo decreto nº 86.714, de 10 de dezembro de 1981.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter