Todos os dias uma média de cem candidatos à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou adição de categoria passam pelo pátio de testes práticos do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC).
Após meses de aulas teóricas e práticas, eles chegam ao momento do teste com as expectativas elevadas, em busca da tão sonhada aprovação, porém cerca de 30% dos candidatos não têm êxito, e o principal fator que contribui para a reprovação é o nervosismo.
Para auxiliar essas pessoas, o Departamento de Trânsito disponibiliza atendimento psicológico de emergência.
Diariamente, a equipe de acolhimento e triagem do pátio de testes práticos informa a todos os candidatos, que chegam para aguardar o momento do teste, sobre a possibilidade de acessar o atendimento psicológico antes de passar pela avaliação, para que consigam controlar o nervosismo.
“Eles chegam muito ansiosos, nervosos e alguns até com traços de trauma, por já não ser a primeira tentativa. Então, conversando com o paciente, eu faço a leitura da necessidade, o acolhimento, humanizo o processo e o encorajo”, explica Nathália Gabrielle Souza, psicóloga do Detran/AC.
Candidata à primeira habilitação na categoria A e B, Ariadna Maria de Oliveira Mascarenhas passou por todo o processo de habilitação em 2013, porém não teve êxito e perdeu um investimento de quase R$ 2 mil.
Já no segundo processo de habilitação, dez anos depois, Ariadna novamente realizou o teste prático, mas antes passou pelo atendimento psicológico de emergência oferecido pelo Detran/AC, estratégia que lhe rendeu a aprovação.
“Foi muito importante. Eu sabia que poderia ser uma conversa rápida, mas me faria bem e ela realmente me ajudou muito. Eu consegui”, enfatiza Ariadna, que após ter conquistado o sonho da habilitação, lembrou que a CNH facilitará a vida dela e da família, por morar muito distante.
Como acessar o atendimento psicológico do Detran?
Além de realizar o atendimento de emergência, que é feito minutos antes do candidato realizar o teste prático, o serviço também pode ser agendado, nos casos em que o cidadão já sabe com antecedência que o descontrole emocional e psicológico pode influenciar negativamente no momento do teste.
“Em algumas situações de traumas mais intensos a pessoa pode agendar um acompanhamento meses ou semanas antes do dia do teste, para que seja feito um trabalho mais profundo, um acompanhamento mais detalhado”, explica a psicóloga Nathália Gabrielle.
O atendimento psicológico do Detran fica localizado na área administrativa do Pátio de Testes Práticos, situado na Travessa Icó, Bairro 7º BEC.