Desde o mês de abril, quando o atendimento do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) foi parcialmente retomado, uma nova ferramenta de comunicação entre a população e a autarquia foi disponibilizada: o Whatsapp do Detran. A partir daí, o tira-dúvidas, que recebe mensagens de texto pelo (68) 3226-4412, já interagiu com quase 40 mil pessoas em pouco mais de seis meses de funcionamento.
Por meio do aplicativo, é possível saber quais serviços estão sendo executados pelo Detran durante a pandemia, horários de funcionamento, procedimentos a serem seguidos e documentos necessários às solicitações.
“Hoje estamos com todas as unidades funcionando, algumas parcialmente, mas o Detran segue realizando muitos serviços. Esse contato do órgão com a população é essencial para evitar aglomerações e deslocamentos desnecessários do cidadão. O whatsapp simplifica a busca por informações”, lembrou Eldivon Montefusco, coordenador de Veículos do Detran.
Mudanças na dinâmica de atendimento
A partir da próxima terça-feira, 3 de novembro, a autarquia estadual de trânsito vai implementar algumas mudanças no atendimento via whatsapp, pois o serviço passará a ser coordenado pela Assessoria de Comunicação do órgão. Dois atendentes e um supervisor se dividirão nas respostas à população.
Mensagens de áudio ou ligações de voz continuarão não sendo recebidas pelo canal de interação. O Whatsapp do Detran estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas, exceto em feriados e pontos facultativos.
Site do Detran
Além da interação no aplicativo de mensagens, o site do Detran foi atualizado e incorporou alguns novos serviços. Por meio dele é possível solicitar a CNH Definitiva, 2ª via da CNH, emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pessoa física e jurídica, agendar Vistoria e atendimentos presenciais nas unidades de Veículos, Habilitação e Parqueamento.