Uma equipe de engenharia do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) iniciou nesta quarta-feira, 11, uma série de intervenções em pontos críticos nas vias de Cruzeiro do Sul. Segundo a coordenadora do setor de Engenharia, Samara Ricarte, várias solicitações foram recebidas da população e o Detran vai atender as principais relacionadas à sinalização horizontal (faixas no chão) e sinalização vertical (placas) .
O trabalho foi iniciado na Avenida Mâncio Lima, no centro de Cruzeiro do Sul, que terá todas suas faixas revitalizadas. O Detran também vai trabalhar com demarcação de estacionamentos e regulamentação quanto às vagas de idosos e deficientes.
“Vamos trabalhar nos 22 municípios e agora vamos fazer Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves”, lembrou Samara. O investimento nas três cidades do Vale do Juruá será de R$ 180 mil e a equipe de engenharia deverá permanecer na região por vinte dias.
Semáforo
Segundo observações da equipe de engenharia o pedestre tinha dificuldade no semáforo da Mâncio Lima, pois ele tinha que recuar para observar a cor da luz e então atravessar; o erro será corrigido. Também foi feito um estudo e a conclusão foi pela instalação de um novo semáforo, desta vez na Boulevard Thamaturgo, próximo à escadaria que dá acesso ao Colégio São José. O material está sendo aguardado e até o fim do ano o novo semáforo será instalado.
Relevo e imprudência
O relevo da região, com muitas ladeiras, principalmente na área central da cidade, é, para a coordenadora de engenharia, um fator que complica o trânsito, porém a principal causa de acidentes em Cruzeiro do Sul é a imprudência. A diretora do Detran, Sawana Carvalho –conta Samara – insiste sempre que o objetivo do órgão é salvar vidas, reduzir os acidentes, diminuindo assim os gastos com saúde pública e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Para isso, o Detran investe em três eixos: educação, engenharia e fiscalização.