Detran investe na educação, fiscalização e sinalização para diminuir acidentes em Cruzeiro do Sul

Equipe de engenharia de trânsito será enviada ao Juruá para reforçar o trabalho de sinalização (Foto: Onofre de Souza Brito)

Equipe de engenharia de trânsito será enviada ao Juruá para reforçar o trabalho de sinalização (Foto: Onofre de Souza Brito)

Mesmo com o expressivo aumento de veículos nas ruas, depois da construção da Ponte do Juruá e da perenização do tráfego na BR-364, os acidentes com vítimas fatais em Cruzeiro do Sul vêm diminuindo. Em 2011 aconteceram 11 com vítimas fatais na área urbana da cidade, um avanço em relação a 2010. Em 2012 foram registrados até agora quatro vítimas fatais, e embora isso aponte para nova queda no índice, o diretor da Ciretran local, Valdeci Dantas, esclarece que há uma preocupação do governo no sentido de que diminuam ainda mais os acidentes de trânsito, principalmente com mortes.

Para isso, o Detran tem investido em sua estrutura local, aumentando o  número de veículos utilizados na fiscalização desde o início do ano e com a contratação de agentes de trânsito, que ajudam o pelotão de trânsito da PM na fiscalização. Também tem investido na sinalização, com instalação de lombadas e semáforos. Nesta semana está sendo feita sinalização de locais críticos, inclusive onde nunca havia existido uma placa, e a diretora do Detran, Sawana Carvalho, está providenciando a vinda ao Juruá de uma equipe de engenharia de trânsito para se somar à equipe local e intensificar o trabalho de sinalização.

Trabalho nas escolas é feito por meio de palestras educativas e exibição de vídeos (Foto: Onofre de Souza Brito)

Trabalho nas escolas é feito por meio de palestras educativas e exibição de vídeos (Foto: Onofre de Souza Brito)

Além de fiscalizar e sinalizar, o Detran leva a efeito uma campanha constante de educação de trânsito para variados segmentos da sociedade cruzeirense. No momento, a campanha está sendo feita nas escolas de ensino médio, com a participação ainda do Ministério Público e da Polícia Militar. As atividades acontecem nos três turnos, com palestras educativas.

As palestras começaram no dia 21, no Instituto Santa Terezinha. Dia 23 foi a vez da Escola Craveiro Costa. Na próxima segunda-feira, 27, a atividade vai acontecer no Teatro dos Nauas, para alunos da Escola Dom Henrique Ruth e Escola Anselmo Maia. E na próxima quarta-feira e quinta-feira (29 e 30) a atividade será na Escola Flodoardo Cabral. A palestra aborda especialmente os perigos da associação álcool e direção. Segundo Valdeci Dantas, o público é diferenciado – são adolescentes passando para a maioridade. “Daqui mais alguns dias vão estar se habilitando, e o intuito é chamar a atenção para essa associação perigosa de álcool e direção”, afirmou.

Ana Paula e Anderson: informações ajudam a conscientizar e tornar o trânsito mais seguro (Foto: Onofre de Souza Brito)
Ana Paula e Anderson: informações ajudam a conscientizar e tornar o trânsito mais seguro (Foto: Onofre de Souza Brito)

Ana Paula e Anderson: informações ajudam a conscientizar e tornar o trânsito mais seguro (Foto: Onofre de Souza Brito)

Na atividade também são mostradas imagens de acidentes ocorridos na cidade que chamam a atenção e chocam ao mesmo tempo – principalmente naqueles que envolvem a mistura de álcool e direção, é explicada a parte referente à legislação de trânsito. Além disso, outras informações são disponibilizadas sobre a maneira de se portar nas ruas como pedestre e de como contribuir para um trânsito melhor. As palestras têm a participação do tenente Emilson e do promotor público Iverson Bueno.

Educação Útil

Na terça-feira, 21, a equipe de educação de trânsito esteve presente no auditório da Escola Craveiro Costa, atuando nos três turnos. A coordenadora pedagógica da escola, Terezinha de Souza Almeida, elogiou a atuação do Detran e lembrou que o órgão, já por diversas vezes nos últimos anos, esteve na escola com suas campanhas. “Mesmo assim é bom insistir: os jovens às vezes não prestam atenção, acham que a rua é deles, ficam brincando quando saem. A campanha é boa para a escola e para a sociedade”, afirmou Almeida. A professora observa que muitas ruas da cidade são estreitas e na atualidade há muitos caminhões pesados circulando pelas ruas, o que tem deteriorado algumas delas e favorecendo os acidentes.

O estudante do terceiro ano da Escola Craveiro Costa Anderson Antônio Estevão de Lima acha que o trânsito de Cruzeiro do Sul está ficando cada vez mais movimentado. Ele ainda não é motorista, mas pretende no futuro dirigir “um daqueles caminhõezões” que se veem pela cidade. Ele diz que gostou da palestra e que tem consciência de que dirigir embriagado é uma temeridade. “Se estiver bêbado, o jeito é pegar um táxi.”

Ana Paula Soares, também aluna do terceiro ano, conta que tem visto muitos casos de acidentes nos noticiários, mas acredita que tudo pode melhorar se as pessoas se educarem para o trânsito. “É maravilhosa a atitude das autoridades de trânsito de trazer atividades educativas. Isso influencia para que a gente tenha responsabilidade.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter