Tiveram início na tarde da segunda-feira, 19, na escola de ensino fundamental Raimundo Hermínio de Melo, as atividades educativas do Detran, voltadas exclusivamente a escolas de ensino infantil, fundamental e médio.
Este ano o órgão inicia parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Ministério Público do Estado e Polícia Militar, para executar o projeto intitulado Escola Faz Direito.
O projeto foi idealizado pela Polícia Militar e envolve temáticas como cidadania, meio ambiente, bullyng e trânsito. O Detran contribui com o tema trânsito, através da apresentação de peças teatrais voltadas exclusivamente ao público estudantil.
“Assuntos como direção e álcool, carona solidária e ‘rachas’ são apresentados aos alunos de forma descontraída pela equipe de teatro”, disse a aluna Ana Cristina Silva.
A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, destacou a importância de desde cedo aplicar a segurança no trânsito no dia-a-dia. “Quem faz nossa segurança nas vias somos nós mesmos, por isso é preciso sempre estar atento, seja de bicicleta ou a pé. Outra coisa muito importante é compartilhar o conhecimento que recebemos na escola com nossos pais, parentes e vizinhos. Assim, estaremos respeitando a vida e nos tornando condutores cidadãos”, declarou.
Segundo informou o sargento Adonis Souza, o projeto será realizado durante todo o ano de 2012, nas escolas da Quinta Regional da Polícia Militar.