CRLV pode ser impresso em papel A4 e tem mesma validade do documento em papel moeda
O Governo do Estado do Acre, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) disponibiliza aos proprietários de veículos do estado, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) no site da autarquia, para ser impresso pelos próprios usuários.
A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira, 23, e já estava prevista no plano de ações do Detran, porém, devido à pandemia da Covid-19 e da suspensão temporária do atendimento presencial no órgão, foi solicitada a antecipação do serviço à empresa de tecnologia Search, que administra o site do órgão.
O CRLV é um documento de porte obrigatório e atesta que o veículo está apto a circular, atendendo a legislação brasileira. Quem deseja realizar a impressão deve acessar o site da autarquia, www.detran.ac.gov.br, e se cadastrar na plataforma de autoatendimento, que fica na parte superior do site.
Vale lembrar que o documento também está disponível em versão on-line, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), e que o veículo precisa estar com todas as taxas pagas para ser considerado licenciado.
“Simplificar o acesso aos nossos serviços é uma missão da nossa gestão, agora, não existe mais a necessidade de emissão do documento físico em papel moeda, pois a versão em papel comum possui a devida assinatura eletrônica que comprova a veracidade”, explica o presidente do Detran, Luiz Fernando Duarte.
Orientações aos proprietários
Com a implantação do documento no formato digital, CRLV-e, as emissões passarão a ser exclusivamente eletrônicas e o documento fica imediatamente disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que pode ser instalado em um smartphone ou dispositivo compatível e na plataforma de autoatendimento do site do Detran Acre.
A impressão deverá ser em papel sulfite branco no formato A4, com tinta preta, em página única e sairá no novo formato CRLV e adotado em 2020.
A autenticidade do documento baseada na impressão em papel moeda foi substituída pela leitura do QRCode, código de barras bidimensional, que agora consta nos documentos e poderá ser validado pela fiscalização de trânsito.
Após os pagamentos de todos os débitos vinculados ao veículo, em até 24 horas o CRLV fica liberado no sistema para a impressão do proprietário. Não existe um limite para as impressões, o proprietário pode imprimir quantas vezes precisar.
A impressão do CRLV em papel moeda cessará em junho de 2020. A partir desta data, os proprietários de veículos deverão realizar a impressão do documento no portal do Detran e, só será impresso em papel moeda pela a autarquia à requerimento do proprietário.
Passo a passo para acessar a plataforma de autoatendimento
- Acessar o site do Detran ‘www.detran.ac.gov.br;
- Clicar no ícone de autoatendimento;
- Se identificar,o usuário escolhe a forma de identificação, que pode ser pelos dados da habilitação ou do veículo;
- Após o preenchimento do cadastro de identificação o usuário deve informar o e-mail e senha;
- Em seguida, um link será enviado para o e-mail cadastrado;
- Após a liberação no sistema, a pessoa pode começar a utilizar os serviços disponíveis no site.