Detran incentiva boa relação entre ciclistas e motoristas no trânsito

Às 6h30, a analista de educação Silvia Patrícia Torres está preparada para levar o filho à escola e depois seguir para o local de trabalho. Tudo isso pedalando.

São mais de 7,5 quilômetros percorridos de bicicleta. No trajeto, ela enfrenta algumas ladeiras, o sol forte e muito desrespeito. É que muitos motoristas e motociclistas não compreendem que a relação entre os participantes do trânsito deve ser de gentileza e respeito e que os veículos maiores sempre devem proteger os menores.

“Eu vejo muitos carros e motos estacionados nas ciclovias, com isso a gente acaba tendo que ir pra rua e geralmente os veículos não nos dão preferência na passagem”, lamenta a ciclista.

Silvia Patrícia utiliza a bicicleta para deixar o filho na escola, ir ao trabalho e fazer atividade física (Foto: Weslley Chrystian/Detran)

Apesar dos contratempos, Silvia Patrícia não abre mão de utilizar a bicicleta como principal meio de transporte.  Ela conta que, por ter vindo do interior, trafegar de bicicleta é parte de sua cultura, costume que oportuniza muitos benefícios.

“É um meio de transporte em que eu pratico atividade física, poupo dinheiro e tempo, já que de ônibus esse trajeto que faço em trinta minutos, demoraria mais de uma hora”, conta a analista de educação.

Dia Nacional do Ciclista

O Dia Nacional do Ciclista foi criado em 2006, em homenagem a Pedro Davison, um jovem de apenas 25 anos que foi atropelado e morto, em Brasília, enquanto pedalava, por um condutor que estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida.

Dessa forma, o dia 19 de agosto tornou-se uma data para lembrar que sem respeito, gentileza e bom senso no trânsito, pessoas podem ser mortas por motivos banais e todos devem adotar comportamentos que priorizem a vida nas vias.

O último levantamento do Ministério da Saúde, feito em 2014, revela que mais de mil ciclistas morreram em todo o país e que, em média, 32 ciclistas são internados diariamente, vítimas de acidentes de trânsito.

“Os ciclistas utilizam o meio de transporte mais frágil no trânsito, qualquer queda pode ser fatal. Para mudar a realidade atual é preciso que os condutores pratiquem a direção defensiva e respeitem as normas, assim como os ciclistas devem respeitar seus deveres”, enfatiza o diretor-geral do Detran/AC, Pedro Longo.

Dicas de segurança

A regra fundamental para os motoristas ou motociclistas é respeitar a distância lateral de 1,5 metro ao ultrapassar ciclistas, além disso, dar a preferência e facilitar a passagem em cruzamentos e conversões.

Outra dica é o cuidado ao abrir as portas do veículo, quando estiver estacionado ou parado, em congestionamentos ou cruzamentos.

Já o ciclista deve utilizar capacete e os demais equipamentos de segurança obrigatórios que são sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais e espelho retrovisor do lado esquerdo.

Os ciclistas também não devem utilizar fones de ouvido, devem usar a audição exclusivamente para os sons do trânsito.

O usuário de bicicleta deve conscientizar-se de sua fragilidade e trafegar preferencialmente por pistas exclusivas. Quando não houver, devem utilizar o bordo da pista, no mesmo sentido dos demais veículos.

Outra dica para o ciclista é ser previsível, certificando-se de que está sendo visto e sempre respeitar os demais usuários, principalmente pedestres, não transitando montado pela calçada e faixa de travessia, além de obedecer aos sinais de trânsito e regras de preferência.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest