Detran implantará sistema para melhorar atendimento ao cidadão

Novo sistema de atendimento será implantado no início do próximo ano (Daigleíne Cavalcante/Detran)
Novo sistema de atendimento será implantado no início do próximo ano (Daigleíne Cavalcante/Detran)

Para diminuir o tempo de espera e otimizar os serviços oferecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), um comitê gestor foi criado no intuito de desenvolver uma política de atendimento ao cidadão.

O comitê irá implantar um sistema para padronizar o formato de atendimento em todos os pontos do Detran, direcionando o fluxo de trabalho para que cada serviço oferecido seja aperfeiçoado. O trabalho terá apoio técnico de consultores da Organização em Centros de Atendimento (OCA), que têm experiências em inovações para a gestão de atendimento.

“Estamos estudando formas de elevar a satisfação dos usuários e facilitar o acesso, dando credibilidade aos serviços públicos,” explicou o presidente do Comitê Gestor, Denes Freitas.

A partir dos estudos realizados pelo comitê, dois documentos serão publicados: um “Guia de Atendimento ao Cidadão”, norteando sobre o que é necessário para realizar cada serviço e um “Manual de Procedimentos”, que vai tratar do rito a ser seguido pelos funcionários, dando segurança jurídica tanto para o servidor quanto para a instituição.

A administradora Vivian Thaís Oliveira precisou renovar a habilitação e por não saber onde e como realizar o serviço perdeu bastante tempo. “Se eu tivesse essa orientação não teria ido a outros locais de atendimento do Detran. É muito bom saber que a instituição está interessada em evitar transtornos,” disse.

“Todos os funcionários passarão por uma rigorosa e especializada capacitação. A intenção é que o cidadão tenha sempre todas as informações sobre as etapas de serviços que vai solicitar: valor, prazos e toda a tramitação do processo,” afirmou o diretor-geral do Detran, Gemil de Abreu Júnior.

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