Detran faz orientações para a obtenção do CRLV digital do veículo

Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV) tem a mesma validade do documento impresso.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informa que para obter o documento digital do veículo é necessário fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível no Google Play e App Store. Este aplicativo reúne tanto a Carteira Nacional de Habilitação eletrônica quanto o documento digital do veículo.

A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code (foto Weslley Chrystian)

Em julho de 2019, o Detran/AC realizou o lançamento oficial da versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV) para os acreanos, sendo o 16º estado brasileiro a disponibilizar esta funcionalidade.

Assim como a CNH Digital, a versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do CRLV físico.

O cadastramento do veículo pode ser realizado no próprio aplicativo. Tanto a CNH quanto o CRLV digital poderão ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet.

Para ter o documento digital, o proprietário precisa estar em dias com o pagamento do licenciamento do veículo de 2019.

O aplicativo está disponível gratuitamente na Google Play e App Store (Imagem ilustrativa)

Para os veículos comprados na concessionária, zero quilômetro, que passam pelo primeiro emplacamento e para os casos de transferência de Unidade Federativa (UF), o primeiro documento emitido pelo Detran  é o Certificado de Registro de Veículo (CRV), o antigo DUT, por isso, só será possível a emissão do CRLV Digital após o pagamento do primeiro licenciamento.

Para o presidente do Detran Acre, Luiz Fernando Duarte, o aplicativo proporciona facilidades aos usuários do órgão de trânsito. “Para baixar o documento digital não é necessário vir ao Detran, os nossos usuários conseguirão fazer tudo via aplicativo com muita segurança”, afirmou.

Compartilhamento

O CRLV Digital pode ser compartilhado para outra pessoa que utiliza o mesmo veículo, desde que ela já tenha instalado, em seu dispositivo móvel, o aplicativo CDT. O compartilhamento pode ser realizado para até cinco pessoas ao mesmo tempo.

Quem recebe o CRLV digital não consegue exportar ou compartilhar o documento, mas pode apresentá-lo às autoridades de trânsito. Quando o proprietário do veículo não quiser mais compartilhar o documento, é só cancelar a opção no aplicativo.

Segurança

O documento digital do usuário está protegido por uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login na Carteira Digital de Trânsito. O acesso ao aplicativo pode ser feito também com a impressão digital do usuário nos dispositivos móveis que já possuam leitor por biometria.

A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito. O procedimento de obtenção do CRLV e da CNH Digital é 100% on-line, não sendo necessário o comparecimento do proprietário ao Detran.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter