Detran esclarece sobre mensagem com informações falsas

Informações falsas estão sendo transmitidas por e-mail, redes sociais e aplicativos para smartphones (Foto: Assessoria Detran)
Informações falsas estão sendo transmitidas por e-mail, redes sociais e aplicativos para smartphones (Foto: Igor Martins)

Informações falsas que circulam via e-mail, redes sociais e outras mídias de comunicação de massa, como aplicativos de mensagem para smartphones dão conta de que novas regras passam a vigorar para todos os Estados. O texto da corrente descreve que novas regras foram criadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e que, se o documento não for renovado no prazo de 30 dias, o condutor estará sujeito a ter que reiniciar o processo de habilitação, incluindo a realização do exame psicotécnico.

O corregedor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Fábio Ferreira, explica que a carteira de habilitação pode ser renovada a qualquer tempo, de acordo com o que preconiza o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Os exames médico e oftalmológico são obrigatórios a todos os condutores que efetuam a renovação de seu prontuário. Porém, o psicotécnico se restringe aos processos de primeira habilitação e aos condutores que desejem realizar atividades remuneradas”, completa.

Quanto ao conteúdo da mensagem massiva, a diretora-geral da autarquia, Sawana Carvalho, esclarece que “algumas poucas informações que estão no e-mail são condizentes, como por exemplo a mudança de carga horária de aulas teóricas e práticas, mas que ocorreu e vem sendo aplicada desde 2008. E é exatamente isso acaba fazendo com que as inverdades tomem força e deixem dúvidas na mente dos usuários”.

O funcionário público Marcelo Miguéis foi uma das pessoas que recebeu a mensagem, através de um aplicativo de mensagem instantânea para smartphones. “Recebi essa mensagem e resolvi procurar o órgão de trânsito pra esclarecer o fundamento disso e me disseram que não é verdadeira. Fiquei mais tranquilo”, afirma.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter