A capacitação possibilitará a qualificação das informações de acidentes fatais de trânsito (Foto: Álefe Souza/Assessoria Sesacre)
A capacitação possibilitará a qualificação das informações de acidentes fatais de trânsito (Foto: Álefe Souza/Assessoria Sesacre)

Teve início na manhã desta terça-feira, 29, no auditório da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a Oficina para Capacitação do Processo de Integração de Dados das Estatísticas de Acidentes e Violência Gerada pelo Trânsito. A oficina terá duração de dois dias.

A capacitação faz parte do projeto Vida no Trânsito, implantado pelo governo federal, e é uma realização do governo do Estado e do município de Rio Branco, por meio da parceira entre a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Participam profissionais da equipe do projeto que atuam na coleta, gestão e análise de dados de acidentes de trânsito.

Para a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, o evento servirá para fortalecer, ainda mais, a educação no trânsito. “As ideias que saírem daqui serão usadas para implementar políticas públicas em prol da educação de trânsito no estado, principalmente em Rio Branco, onde se concentra 70% da frota de veículos do Acre”, disse.

O projeto tem a finalidade de reduzir a morbimortalidade por acidentes de trânsito e promover a saúde e a cultura de paz. Rio Branco entrou, este ano, como uma das capitais prioritárias para a implantação do projeto, que qualifica os sistemas de informação sobre acidentes, feridos e óbitos.

Segundo o consultor do Ministério da Saúde (MS), Lizandro Abulatif, é importante conscientizar a população, principalmente os condutores de veículos, sobre a segurança no trânsito, já que o Brasil é o quinto país com maior registro anual de mortes por acidentes de trânsito no mundo.

“Pretendemos integrar os dados para que se tenha uma visão única da realidade do trânsito no país, e, com isso, implantar as políticas públicas de redução de acidentes no trânsito”, informa Abulatif.