Detran e SEE firmam parceria com empresa espanhola

Detran e Secretaria Estado de Educação (SEE) estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 2, para tratar sobre parceria com a Fundación Mafre, empresa espanhola que estimula projetos educativos na área do trânsito dentro das escolas. O programa se chama Educação Viária é Vital, está em funcionamento pelo Brasil desde 2004, tendo sido reformulado em 2010.

 

Representantes do Detran e Secretaria Estado de Educação  estiveram reunidos nesta terça-feira, 2, para tratar sobre parceria com a Fundación Mafre (Foto: Igo Martins/Detran)

Representantes do Detran e Secretaria Estado de Educação estiveram reunidos nesta terça-feira, 2, para tratar sobre parceria com a Fundación Mafre (Foto: Igo Martins/Detran)

 

Para que seja realizado será firmado um Termo de Compromisso entre Detran e SEE e a Fundación Mafre. Depois disso, haverá uma capacitação de professores da rede estadual do sexto ao nono ano do ensino fundamental, para que eles possam atuar dentro das escolas, envolvendo os alunos, promovendo ações solidárias, favorecendo adoção de hábitos e atitudes seguras e solidárias no âmbito escolar.

A diretora de gestão educacional da secretaria de educação, Rita Paro, destaca que ações como essa só vem a somar a parceria já existente entre Detran e SEE. “Esse projeto irá possibilitar aos alunos habilidades para que se tornem cidadãos comprometidos com uma convivência cada vez mais harmoniosa e segura no trânsito”, ressalta Rita.

“Em breve estaremos assinando esse termo de compromisso. Com isso, pretendemos reverter a situação atual do trânsito, pois temos consciência que a aprendizagem é fundamental para a formação do indivíduo. Com esse projeto estaremos trabalhando não só os condutores de amanhã, mas também os cidadãos de hoje”, frisa a diretora geral do Detran, Sawana Carvalho.

Representando a Fundación Mafre, a coordenadora pedagógica do projeto, Marina Pompéia explica que o grande desafio é incentivar a convivência harmoniosa no trânsito. “Estamos interessados em estabelecer novas formas de se relacionar no trânsito. Se formos somar o número de mortes por acidentes de trânsito, é equivalente a grandes epidemias. Precisamos combater isso”, enfatiza Marina.

A princípio, o projeto Educação Viária é Vital contemplará quatro turmas de aproximadamente 30 escolas. Ao fim das ações, haverá a escolha do que mais se destacou. A escola irá indicar um representante para participar da Premiação Nacional que se realiza no final do ano na cidade de São Paulo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter