Detran e SEE certificam primeira turma de curso teórico-técnico de habilitação

A primeira turma da formação teórico-técnica do processo de habilitação de condutores recebeu os certificados de conclusão do curso  (Foto: Igor Martins/Detran)

A primeira turma da formação teórico-técnica do processo de habilitação de condutores recebeu os certificados de conclusão do curso (Foto: Igor Martins/Detran)

A primeira turma da formação teórico-técnica do processo de habilitação de condutores recebeu na manhã desta quinta-feira, 4, no auditório da Secretaria de Estado de Educação (SEE), os certificados de conclusão do curso. A capacitação é uma atividade extracurricular para alunos do ensino médio de cinco escolas de Rio Branco, proporcionada através da parceria celebrada entre Detran e SEE, assinado em setembro do ano passado, durante as festividades da Semana Nacional de Trânsito.

A parceria entre os órgãos públicos foi firmada através do convênio nº 04/2012, com base na resolução 265/2007 do conselho nacional de trânsito (Contran), que define os procedimentos para a implementação do curso nas escolas. O curso foi ministrado como atividade extracurricular pelo examinador de trânsito Erbeson Souza. Participaram desta formação 24 alunos do segundo ano das escolas estaduais de ensino médio: José Ribamar Batista, Leôncio de Carvalho, Colégio Estadual Barão do Rio Branco, Instituto de Educação Lourenço Filho e Alcimar Nunes Leitão.

O secretário de Educação, Daniel Zen, destacou que essa é uma forma do governo ofertar novas possibilidades gratuitamente aos cidadãos (Foto: Igor Martins/Detran)

O secretário de Educação, Daniel Zen, destacou que essa é uma forma do governo ofertar novas possibilidades gratuitamente aos cidadãos (Foto: Igor Martins/Detran)

Os jovens receberam noções de direção defensiva, meio ambiente, legislação, primeiros socorros, mecânica entre outros. O material didático e o instrutor foram disponibilizados pelo Detran, ficando o local e a seleção dos alunos a cargo da Secretaria de Estado de Educação. O curso tem carga horária de 90 horas.

Caio Henrique Lazário, aluno que concluiu o curso lembrou que as aulas não ficaram só no campo teórico: “Saímos a campo. Realizamos algumas blitzen educativas, dessa forma tivemos contato com pedestres e motoristas”, destaca.

“Tivemos a honra de ser a primeira turma. A partir de hoje, carregamos a imensa responsabilidade de fazer do trânsito um lugar melhor”, disse Thais Alana Soares, que também concluiu a capacitação.

Durante a cerimônia de certificação, um novo termo de cooperação técnica foi assinado para que o convênio tenha prosseguimento. A segunda turma será composta por 45 alunos de 12 escolas, incluindo a zona rural. A seleção foi realizada dentro dos critérios avaliativos, como assiduidade e bom comportamento. As aulas iniciam no próximo sábado, 6, na escola Mário de Oliveira.

A diretora do Detran, Sawana Carvalho, pontua que serão aproximadamente 500 reais a menos no bolso do futuro condutor (Foto: Igor Martins/Detran)

A diretora do Detran, Sawana Carvalho, pontua que serão aproximadamente 500 reais a menos no bolso do futuro condutor (Foto: Igor Martins/Detran)

O secretário de Educação, Daniel Zen, destacou que essa é uma forma do governo ofertar novas possibilidades gratuitamente aos cidadãos. “Jovens que não teriam condição financeira para tirar a habilitação ou mesmo que priorizam outras demandas dentro do orçamento familiar estão tendo essa oportunidade. Estudando educação para o trânsito vocês estão acordando para a problemática viária e certamente pensando soluções”, frisou o secretário.

Os alunos que concluíram o curso após completarem 18 anos, poderão dar entrada na primeira habilitação. Para tanto, não será necessária a realização das aulas teóricas em autoescola, e sim apenas aulas práticas e as provas para avaliar suas competências.

A diretora do Detran, Sawana Carvalho, pontua que serão aproximadamente 500 reais a menos no bolso do futuro condutor. “O governador Tião Viana tem um olhar especial para o trânsito. Sabemos que o sonho de todo jovem é obter a Carteira Nacional de Habilitação [CNH]. Por isso, estamos trabalhando em parceria com a secretaria de Educação e buscando beneficiar esses alunos tanto com a redução do valor da carteira quanto com educação para o trânsito. Queremos salvar vidas e a formação do condutor é muito importante nesse contexto. Acreditamos que o cidadão deve respeitar o código de trânsito, como respeita o penal”, finaliza a diretora.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter