O Dia Mundial do Idoso é celebrado em 1º de outubro. Para comemorar, o Detran e a Pastoral do Idoso se uniram numa ação educativa em dois pontos de Rio Branco: no cruzamento da Avenida Marechal Deodoro com a Rua Benjamin Constant e também no da Avenida Nações Unidas com Getúlio Vargas. Cerca de 20 pessoas participaram, entre educadores de trânsito e voluntários da entidade.
O foco da atividade é promover consciência social, além de levar dicas sobre trânsito seguro para o público da terceira idade. Com essa finalidade, a autarquia desenvolveu um panfleto especialmente para a ocasião. Ali, constam orientações de como o idoso deve se comportar com segurança como pedestre, condutor ou passageiro, seja em automóvel ou transporte coletivo.
De acordo com a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, a relevância está no cuidado que se deve ter com os idosos, pela sua vulnerabilidade. “A nossa população está envelhecendo, mas grande parte dos idosos hoje é ativa, sai de casa para resolver seus assuntos, nem sempre com a mesma agilidade e reflexos que os jovens têm. Por isso, é importante ter cortesia e paciência ao aguardar um idoso atravessar a rua, por exemplo”, atenta.
Desenvolver um olhar de mais carinho e respeito por aqueles que já contribuíram com sociedade é o princípio que a representante da Pastoral do Idoso, Maria Venilce Martins, pretende levar à população nessa data. “A maioria das pessoas tem alguém com mais de 60 anos na família. E muitos um dia vão chegar ou passar dessa idade. Então, por que não se colocar no lugar dessas pessoas?”, indaga.
A Pastoral do Idoso é uma entidade ligada à Diocese de Rio Branco e conta também com a colaboração de outras denominações religiosas. Seu voluntariado é referência nacional e envolve, inclusive, os próprios idosos no desenvolvimento de seus trabalhos.