Detran dá início às atividades do Movimento Maio Amarelo 2023 sobre conscientização no trânsito

Em um evento realizado em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) deu início nesta terça-feira, 2, às atividades do Movimento Maio Amarelo 2023.

Evento reuniu estudantes e gestores do Detran e Secretaria de Educação do Acre. Foto: Iza Bruna/Detran

Com ações na capital e interior, a autarquia estadual se junta ao movimento internacional para chamar a atenção de condutores, ciclistas e pedestres sobre a necessidade de se adotar condutas conscientes no trânsito.

Em 2022, os acidentes no Acre superaram os números do ano anterior. A imprudência continua sendo a principal causa dos sinistros. Os motociclistas e os condutores estão no topo do hanking estatístico entre os que mais se envolvem em ocorrências do tipo.

“Nós, enquanto órgão de trânsito, buscamos fazer a nossa parte, educando todos os atores do trânsito. Mesmo que ainda registremos muitos casos de imprudência, não vamos desistir dessa tarefa. Nosso número aceitável de mortes no trânsito é zero”, destacou Taynara Martins, presidente do Detran.

Durante o Maio Amarelo as ações educativas serão intensificadas. Foto: Iza Bruna/Detran

Projeto de Integração do Jovem ao Trânsito

Em parceria com a SEE, o Detran vai levar Legislação de Trânsito às escolas da rede estadual. Os alunos do terceiro ano do ensino médio poderão realizar o curso sem custo algum, sendo certificados pela autarquia ao fim da formação.

“Nós abraçamos a iniciativa do Detran e, por meio da Secretaria de Educação, vamos intensificar essa atividade. Nossos estudantes vão ganhar conhecimento e economizar quando forem tirar a primeira habilitação”, lembrou o secretário adjunto de Educação, Cultura e Esportes, Tião Flores.

Luan é um dos estudantes que vai realizar o curso oferecido por meio da parceria. Foto: Iza Bruna/Detran

Inicialmente serão atendidos 150 estudantes, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. As aulas acontecerão no contraturno, com duas horas por dia e seis horas semanais. A previsão é que as primeiras turmas encerrem o curso ainda no mês de agosto.

Luan Lemos, da Escola Alcimar Nunes Leitão, disse que o Projeto gera oportunidades. “Muitos jovens como eu têm dificuldades, inclusive financeiras, para tirar a CNH. Isso nos permite economizar e até acessar o mercado de trabalho de maneira mais fácil”, disse o estudante.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter