A educação de trânsito do Detran inicia nesta segunda-feira, 11, suas atividades no interior do Estado. Sena Madureira é o primeiro município contemplado. Ao todo serão aproximadamente três mil alunos que terão acesso às regras de autocuidado no uso das vias públicas. A ação se estende até sexta-feira, 15, contemplando também o ensino médio com palestras sobre a operação Álcool Zero.
A coordenadora de educação de trânsito, Geny Polanco, destaca que serão atendidas cincos escolas, com públicos que variam entre a educação infantil, ensino fundamental I e II, ensino médio e também do Projeto Poronga. São elas: Instituto Santa Juliana, Eliziário Távora, Iracema D’Ávila Modesto, Chapeuzinho Vermelho e Dom Júlio Mattioli.
Para a diretora do Instituto Santa Juliana, Arturiete Oliveira, a palestra proporciona aos alunos a oportunidade de aprender coisas que não se dava importância, mas que são de suma importância para a própria segurança nas ruas. “Agora estão aprendendo a como se comportar durante o percurso de casa para a escola e vice-versa”, disse.
Já para a coordenadora pedagógica Sonja Priscilla Fernandes, a palestra dá aos alunos o aprendizado que muitas vezes eles não recebem em casa, por motivos culturais, transformando-os em agentes difusores da educação no trânsito. “O que o aluno aprende sempre passa adiante em casa, com os amigos e até mesmo dentro da sala de aula. Aqui na escola trabalhamos o tema, mas não com o embasamento que o Detran tem. Agora, eles vão se posicionar corretamente, vão seguir as regras que o trânsito impõe. Além do mais, isso enriquece nossa grade curricular, já que oferta novas experiências para nossos alunos”, afirma.
Mateus dos Reis Silva, estudante do sétimo ano, assistiu atentamente à palestra. Ao final, disse que muitos colegas se identificavam com o que não é para fazer durante as travessias de ruas. “Eles andam correndo, nem prestam atenção no trânsito. Com certeza, agora vão estar mais atentos e atravessar a rua com calma”, conclui.
Geny Polanco ressalta que a participação dos professores é determinante para o sucesso da ação. “Eles repassam a prática pedagógica, inserindo o tema trânsito na grade curricular através das disciplinas que ministram”, afirma. “O trabalho da educação de trânsito não para nunca. Estamos presentes em bares, restaurantes, escolas e eventos de grande porte. Nosso trabalho reflete especialmente na diminuição dos índices de acidentes, pois trabalhamos mostrando ao público o direito de ir e vir dos vulneráveis, que são os pedestres.”