Detran comemora 26 anos exercendo cidadania no estado

O aniversário de 26 anos do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC), como autarquia, foi comemorado nesta sexta-feira, 17, com cerimônia no auditório do Palácio do Comércio, reunindo servidores, autoridades da segurança pública, diversos setores, num reconhecimento comum de um órgão, cujas atividades finais levam “ao cuidar de pessoas”.

Solenidade de aniversário do Detran, no Palácio do Comércio, foi bastante prestigiada por servidores e autoridades Foto: José Caminha/Secom.

Um cuidado que se reflete nas campanhas educativas que evitam acidentes e salvam vidas, cumpre suas atividades em prol da cidadania quando concede CNH, troca de categoria, seja fiscalizando para o cumprimento das leis de trânsito, seja atuando em licenciamentos.

Nas mais de duas décadas de implantação, 11 diretores-presidentes já assumiram a autarquia, que possui 198 servidores do quadro, mais de 80 terceirizados, distribuídos em 12 Circunscrições Regionais de Trânsito em municípios do interior do Acre, sendo quatro em Rio Branco.

Em 26 anos de atividades como autarquia, o Detran já desenvolveu inúmeras campanhas educativas em prol da vida Foto: José Caminha/Secom.

A primeira Ciretran foi inaugurada no ano de 1995, na cidade de Cruzeiro do Sul, e atualmente a unidade dispõe de um prédio com instalações modernas e acessíveis.

Em Rio Branco, existem quatro unidades de atendimentos, sendo o Detran Sede (Unidade de Habilitação), Detran Veículos, Unidade de Vistoria, Detran Parqueamento e Detran OCA.

Troféus foram entregues como homenagens pelos serviços de relevância prestados pelos servidores Foto: José Caminha/Secom.

Durante as atividades comemorativas, o Detran/AC lançou o troféu “Trânsito a favor da Vida”, homenageando mais de 40 personalidades, entre servidores, empresários, autoridades civis e militares que contribuíram para um trânsito mais seguro.

Bete Cameli foi uma das homenageadas no evento do Detran Foto: José Caminha/Secom.

Um destaque para a homenagem a dona Bete Cameli, que  recebeu homenagens póstumas em nome do seu esposo, ex-governador Orleir Cameli, por  ter sido o governador que transformou o Detran em autarquia.

Diretora presidente do Detran reconhece a visibilidade que órgão tem e a necessidade de mudar a imagem de “fabricantes de multa”A diretora presidente do Detran/AC, Taynara Martins, dedicou todas as homenagens aos servidores, pois são eles que garantem que  serviços sejam implementados junto ao público, reconhecendo a importância do órgão no exercício de  cidadania em todas as suas funções.

“Os servidores estão de parabéns, merecem palmas e todas as homenagens. Juntos, com trabalho vamos mudar qualquer visão equivocada do órgão “, defendeu a diretora do Detran.

História e Missão

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre é uma autarquia instituída pela lei nº 1.169 de 13 de dezembro de 1995, durante o governo de Orleir Cameli.

O órgão tem o objetivo de planejar, coordenar, fiscalizar a executar a política de trânsito em todo o estado. Antes de sua criação, o trânsito era gerido pela Segurança Pública e Polícia Militar.

O coronel do Exército brasileiro, Stélio Martins Rocha, foi o primeiro diretor-geral do Detran/AC, entre os anos de 1995 a 1998, depois dele, outros 11 diretores assumiram a função.

Em 2010, tomaram posse os primeiros servidores efetivos da instituição, aprovados em concurso público realizado em pelo governo do Estado em 2009.

As missões de fiscalizações asseguram o cumprimento das leis de transito e a segurança de todos que fazem parte dele

Ao longo das mais de duas décadas e meia, vários projetos de conscientização marcaram a atuação da instituição, tais como: Projeto Direção Defensiva, Operação Álcool Zero, Projeto em Respeito às faixas de pedestres, com a construção de faixas elevadas, Projeto Jovem Aprendiz no Trânsito e Detran Escola.

Atender bem ao público, com ações que promovam educação, engenharia e fiscalização para o trânsito e, claro, salvar vidas, são as marcas de atuação do Detran no estado do Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter