Curso terá duração de 16 horas e conta com 20 participantes
Durante os dias 18 e 19, o Detran realiza curso de Vistoria Veicular, que terá duração de 16 horas. O objetivo é qualificar os servidores no combate ao crime de adulteração de veículos. Ao todo são 20 participantes, incluindo servidores lotados nas circunscrições do órgão nos municípios.
O gerente de vistoria do Detran, Carlos Alberto Araújo, explica a importância da qualificação profissional para detectar as técnicas de adulteração. Segundo ele, elas se renovam constantemente e já fazia algum tempo, que os servidores não recebiam capacitação. “Hoje podemos fazer tudo dentro do próprio Detran, antigamente precisávamos encaminhar os veículos à polícia civil. Este curso nos trará mais certeza e segurança no que estamos fazendo”.
A boa vistoria veicular necessita de qualificação, recursos tecnológicos para impedir que adulteração não seja detectada e recursos físicos para que o vistoriador tenha condições confortáveis e adequadas de executar o serviço.
“Estamos investindo em tecnologia, em recursos físicos e no próprio servidor. O objetivo é que possamos prestar o melhor serviço aos usuários do Detran, protegendo o patrimônio, identificando a adulteração e posteriormente encaminhar a polícia civil para que a pessoa responsável seja punida”, destacou o diretor de operações, Major Teles.
O curso é ministrado pelo especialista em identificação veicular da HBF Treinamentos, Hugo Sulacov e será dividido em três etapas. A primeira será uma avaliação do nível de conhecimento dos participantes. A segunda terá teoria e contará com exercícios. E por fim, a parte prática, onde em seguida será aplicada outra avaliação que servirá para medir o conhecimento adquirido.