Os educadores de trânsito do Detran foram capacitados durante toda esta sexta-feira, 1, para atuar durante o carnaval. O objetivo é traçar estratégias de abordagem e conteúdo para melhor promover orientações aos brincantes sobre o respeito às leis de trânsito, de modo a evitar acidentes e garantir sua própria segurança.
Pela parte da manhã, foi realizada uma mostra do plano de ação aos educadores e feita uma explanação teórica de como realizar as abordagens aos foliões. À tarde, eles tiveram acesso a todo o material que será utilizado na ação para que, entre si, pudessem fazer simulações do trabalho educativo.
A coordenadora da educação de trânsito e também responsável pelo treinamento, Geny Polanco, afirmou que, previamente a atividades pontuais do ano, como é o caso do carnaval, as capacitações são realizadas para reavaliar ou reafirmar as práticas educativas desenvolvidas pelos educadores. “Além disso, cada momento exige uma necessidade. No caso do carnaval, é preciso bater na tecla com relação aos excessos. Então, nosso principal foco é abuso de velocidade e embriaguez ao volante e vamos trabalhar principalmente em cima disso nesta oficina”, acrescenta.
Ao total, 30 pessoas estarão envolvidas nos cinco dias de festa, em locais como o estádio Arena da Floresta, Tentamén e Centro Cultural Lydia Hammes, no Bairro Aeroporto Velho. Para ampliar as atividades, o Detran recebe o reforço de oito novos agentes no seu contingente de educadores.