Mesmo com esse expressivo crescimento, a autarquia manteve o mesmo tempo de espera aos cidadãos para realizar os atendimentos
A Organização em Centrais de Atendimento (OCA) acaba de completar um ano de efetivo funcionamento na capital acreana e realizou um balanço das atividades desenvolvidas por todas as instituições parceiras que lá oferecem seus serviços. O diagnóstico apontou o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) como o órgão que proporcionalmente mais cresceu em números de atendimentos.
De acordo com a gerência da OCA de Rio Branco, esse acréscimo, levando em consideração o período de dezembro de 2010 a dezembro de 2011, foi na ordem de 450%. Mesmo com esse expressivo crescimento, a autarquia manteve o mesmo tempo de espera aos cidadãos para efetuar os atendimentos. “A divulgação desses índices de aproveitamento é uma forma de motivar os parceiros que aqui estão para aprimorar seus serviços”, afirma o gerente da OCA de Rio Branco, Anderson Cogo.
Para o gerente de atendimento do Detran na OCA, Valdir França, o feito alcançado se deve à capacitação dos servidores para atender com rapidez. “É preciso manter também uma gestão eficiente de qualidade. Desse modo, entendemos que não adianta somente o atendimento ser rápido. Ele deve ser feito com esse cuidado, porque é isso que conta para o cidadão” complementa.
Outro fator primordial, segundo o gerente, foi englobar os serviços do próprio Detran em um só lugar. “A acessibilidade de todos os serviços de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em um só prédio facilita muito a vida das pessoas. Antes, as pessoas tinham que efetuar a abertura do processo de habilitação no Detran, deslocar-se até as clínicas para fazer os exames médicos e psicológicos, para depois retornar novamente com todos documentos. Hoje, esse serviço é todo feito aqui na OCA, muito mais rapidamente”, explica Valdir.
Atualmente, são efetivados diariamente cerca de 300 a 600 atendimentos da autarquia na praça amarela da OCA. Os serviços disponíveis são todos envolvendo a parte de habilitação, entrega de documento de porte obrigatório, expedição de taxas, alteração de endereço, parcelamento de multas, além dos serviços de veículos que não exijam vistoria veícular.