Detran/AC reduz gastos e alcança mais de 26 mil pessoas com ações educativas nos 100 primeiros dias de Governo

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) cumpriu metas estipuladas para os 100 primeiros dias de gestão do Chefe do Poder Executivo Estadual, Gladson Cameli, além disso,  reduziu  em 49,37% os gastos do órgão, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Apesar da redução de gastos, o Detran manteve a eficiência na prestação de serviços de atendimento, fiscalização e educação de trânsito, pois  conseguiu aumentar as receitas da autarquia.

Atendentes do Detran Sede abraçando a causa do Programa Vida No Trânsito (Tassiane Pontes/Detran)

A estratégia utilizada para este fim foi à renegociação e revisão de contratos para aquisição de água, locação de veículos, locação de imóveis, combustível e a redução de contratação de terceirizados.

“Neste momento de austeridade financeira em que o estado passa, conseguimos reduzir em quase 50% os recursos da autarquia e pretendemos aplicar os valores excedentes no aperfeiçoamento das condições de trabalho interno, e com isso, reduzir os índices de acidentes de trânsito”, afirma o presidente do Detran/AC, Luiz Fernando Duarte.

 

Atendimento

Para proporcionar um melhor atendimento ao público, o conselho diretor do órgão realizou uma reorganização do atendimento, dando ênfase aos serviços oferecidos na Central de Serviços Públicos (OCA).

 

No posto de atendimento da OCA são realizados diversos serviços em um local no centro da cidade, dando assim mais conforto ao cidadão (Renato Beiruth/Detran)

Considerando a grande procura pelos serviços do Detran Veículos a Diretoria de Operações dobrou a quantidade de  guichês de atendimento instalando mais oito postos na unidade, na intenção de reduzir o tempo de espera e promover maior conforto e qualidade na prestação destes serviços aos usuários que deles necessitarem.

Educação      

A equipe de Educação realizou todas as metas previstas no plano de Governo, alcançando mais de 26 mil pessoas em ações de conscientização nos primeiros 100 dias da gestão.

Com atividades lúdicas e educativas o Detran pretende formar uma cultura de respeito no trânsito (Ana Flávia Soares/Detran)

Nesse período inicial, foram executados três projetos na área de educação: Carnaval 2019, Operação Voltas as Aulas e o retorno do Núcleo de Apoio Pedagógico, com finalidade formar uma cultura de respeito e prevenção no trânsito.

“No carnaval nosso objetivo era sensibilizar o folião de que beber e dirigir não combina. No inicio do ano letivo nosso intuito era orientar pais e alunos a ter comportamentos seguros nas vias”, explica coordenadora de educação de trânsito da autarquia, Cléia Machado.

Educadora explica como funciona o teste do bafômetro e quais o perigos de misturar álcool com direção (Ana Flávia Soares/Detran)

Entre as atividades realizadas estão: abordagens educativas, apresentações teatrais, esquetes, auxílio na travessia, orientações e distribuição de materiais educativos.

“A educação é forma de conscientizar adultos e crianças, mudar o comportamento das pessoas, incentivar que desde cedo as crianças aprendam a importância de respeitas as regras circulação, assim promover segurança e respeito nas vias”, afirma o presidente da autarquia, Luiz Fernando Duarte.

Fiscalização

Enquanto a equipe de educadores estava orientando os foliões, as autotiridades de trânsito realizavam operações de fiscalização (Weslley Oliveira/Detran)

A Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran) em parceria com o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar , também cumpriu todas as metas previstas nesses 100 dias. Ao todo foram realizadas 131 operações e prestados 69 apoios nas faixas de pedestres com proximidade de escolas, no período volta às aulas.

O objetivo é coibir a condutas infracionais à legislação de trânsito, e, principalmente auxiliar a redução do número de acidentes nas vias.

Educadores e agentes de trânsito se uniram para realização da Operação Voltas às Aulas (Ana Flávia Soares/Detran)

Os agentes realizaram ações na capital e nos municípios do Estado, principalmente em datas comemorativas como exposições, festivais de praia, período de aumento de pessoas e fluxo de veículos.

“Os primeiros 100 dias tiveram como foco, a continuidade das ações operacionais, investindo principalmente no atendimento, educação e fiscalização, quando evidenciada a real necessidade. Vamos continuar trabalhando para alcançar resultados positivos”, finalizou o presidente do órgão, Luiz Fernando Duarte.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter