Durante coletiva

Detran/AC realiza lançamento oficial da CNH digital no estado

Lançamento contou com a participação da imprensa (Fhaidy Acosta/Detran)

O conselho diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) reuniu a imprensa na manhã desta quarta-feira, 17, para realizar o lançamento oficial da Carteira Nacional do Habilitação Eletrônica (CNH-e) no Acre. Segundo o diretor-geral da autarquia, Pedro Longo, o Acre sai na frente de muitas unidades federativas na implantação do serviço, sendo o quinto em todo o país a disponibilizar a CNH-e ou digital.

“Desde o dia 15 deste mês estamos oferecendo este serviço, que é totalmente gratuito para a população e pretende facilitar a vida das pessoas disponibilizando, por meio de aplicativo, a possibilidade de portar a CNH também de forma digital, que tem o mesmo valor jurídico da física”, afirma Longo.

Passo a passo para obter a CNH digital

Primeiro passo

Acessar o portal de serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) no menu ‘usuário’ e efetuar o cadastro.

Segundo passo

O condutor deve procurar os postos de atendimentos do Detran em Rio Branco e no interior para cadastrar o e-mail e telefone.

CNH-e ou CNH Digital tem o mesmo valor jurídico da versão impressa e pode ser acessada a partir de um aplicativo (Foto: Weslley Chrystian/Detran)

Terceiro passo

Baixar o aplicativo pelo App CNH digital no celular, digitar a senha do portal e CPF, o código ativação, informar o PIN (pode ser qualquer número) e a CNH será exibida.

Vale ressaltar que é opcional adquirir a CNH-e. O condutor pode fazer quando desejar. Enquanto isso, deve usar sua CNH física normalmente e dentro do prazo de validade.  Saiba mais informações sobre o serviço no site do Denatran.