Operação Volta às Aulas

Detran/AC incentiva volta às aulas com segurança no trânsito

O início do ano letivo nas escolas públicas de Rio Branco evidencia um velho problema no trânsito: o desrespeito e a falta de educação de muitos condutores, além do despreparo de pedestres, que arriscam a vida na hora da travessia.

Por meio de apresentações teatrais, conversas e auxílio na travessia, educadores do Detran promovem a paz nas vias (Foto: Andréia Nobre/Detran)

Para mudar essa realidade, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) deu início nesta segunda-feira, 5, à Operação Volta às Aulas, com atividades lúdicas e educativas que pretendem formar uma cultura de respeito e promoção da segurança nas vias, nas proximidades das escolas e no percurso de ida e volta das crianças.

“É comum observarmos pais apressados, filhos ansiosos e algumas atitudes que deixam o trânsito um tanto confuso e perigoso. O que fazemos aqui é orientar sobre o comportamento viário correto que proporcione boa fluidez do tráfego e, principalmente, a segurança dos estudantes”, explica a coordenadora da equipe de Educação do Detran/AC, Geny Polanco.

Por meio de apresentações teatrais, conversas e auxílio na travessia, os educadores do Detran pretendem plantar em cada cidadão a semente do respeito e autocuidado no trânsito. Um trabalho quase de formiguinha, que exige persistência e paciência, mas essencial para um resultado positivo, em médio e longo prazo, que pode transformar a realidade.

 

Márcia Rodrigues e o filho Davi sabem que a faixa de pedestres é o local mais seguro para a travessia (Andréia Nobre/Detran)

O foco principal da campanha este ano é chamar a atenção dos pais para a necessidade de orientar os filhos sobre a travessia somente pela faixa de pedestre, além de outras atitudes fundamentais para a conservação da vida e lembrar os condutores que estacionar em locais proibidos e filas duplas é desrespeito não só às leis, mas também ao próximo, já que causa congestionamentos e até acidentes.

“Essa conscientização é importante não só no início das aulas, é preciso que as pessoas tenham atitudes responsáveis sempre, principalmente nas proximidades de escolas, onde há esse trânsito de crianças e que os pais gerem nos filhos esse senso de responsabilidade”, enfatiza a mãe de um aluno, Márcia Rodrigues.

Exemplo disso é atitude do pequeno William Wendel da Costa, 11 anos, que ao sair da escola atravessa a rua na faixa de pedestre, certo de que é o lugar mais seguro. O estudante afirma que já recebeu orientação sobre comportamentos viários tanto em casa como na escola e aconselha os demais amigos: “É importante olhar para os dois lados antes de atravessar e não correr na rua nem ficar olhando para o celular”, afirma o estudante, que segue seu trajeto de volta para casa feliz e em segurança depois do primeiro dia de aula do ano.

Enquanto toma um sorvete, William Wendel da Costa, 11, atravessa a rua em segurança (Foto: Andréia Nobre/Detran)