Detran abre as portas e realiza primeira atividade integrativa de Educação de Trânsito na instituição

Os estudantes do Colégio de Aplicação (CAP) da Universidade Federal do Acre (Ufac) foram os escolhidos para inaugurar nesta terça-feira, 24, a atividade integrativa “Vivenciando o Trânsito”, que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) passa a desenvolver a partir de agora.

Jogos educativos foram oferecidos durante a atividade. Foto: Renato Beiruth/Detran

Com instruções na mini cidade, visita guiada pelos setores da autarquia, lanche reforçado e apresentações teatrais, os estudantes puderam conhecer na prática os serviços executados pelo órgão nas áreas operacional e administrativa.

Segundo Taynara Martins, presidente do Detran/AC, a ideia é estreitar relações com as instituições de ensino: “Este espaço, que hoje nos serve, sempre foi um espaço de educação. No que depender da gente, vamos estar mais próximos das escolas, oportunizando esse tipo de experiência para mais e mais estudantes”.

Ideia é trazer mais escolas para participar das atividades do Detran. Foto: Renato Beiruth/Detran

As atividades desenvolvidas pela coordenadoria de Educação do Detran têm sido direcionadas, principalmente, aos mais pequenos, da chamada primeira infância, fase em que os profissionais de educação trabalham conteúdos atitudinais, que refletem diretamente na formação do indivíduo.

“Pensando que eles são crianças e essa sementinha está sendo plantada, eles vão frutificar isso em casa, com os pais e as famílias. Esse é um assunto muito importante e que está no dia a dia de todos nós”, ressaltou a professora Mirian Souza.

Viaturas encantaram os estudantes do Colégio de Aplicação. Foto: Renato Beiruth/Detran

Encantados com as profissões do Detran, os pequenos gostaram de ter por perto a presença dos agentes de trânsito. Teve até quem dissesse que vai trabalhar no Detran quando crescer, como foi o caso do Murilo Frota.

“Eu quero ser do Detran, porque é muito legal. Quero dirigir a viatura, andar pelas ruas, ligar as luzes, a sirene e até fazer barulho”, disse o estudante do 1º ano fundamental.

As escolas que tiverem interesse em participar do projeto “Vivenciando o Trânsito” podem solicitar a visita por meio de ofício à presidência da autarquia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter