Atividades vão acontecer em todo o Vale do Juruá até o dia 30 de setembro
O Detran fez o lançamento da Semana Nacional de Trânsito neste domingo, 18, em Cruzeiro do Sul. Até o dia 30 deste mês, vão ocorrer várias atividades envolvendo a comunidade cruzeirense voltadas à conscientização da população na busca por um trânsito mais pacífico. O local escolhido para o lançamento foi a Igreja Assembleia de Deus, que ficou lotada, especialmente de crianças munidas de bandeirolas verdes, amarelas e vermelhas que coloriram e animaram o ambiente.
A peça "Chapeuzinho Vermelho na Contramão", encenada nas atividades de educação para o trânsito nas escolas, foi apresentada para a grande plateia, com intensa participação das crianças, que demonstraram seus conhecimentos relacionados às leis de trânsito.
Apesar da alegria reinante por parte das crianças, havia um clima de consternação entre as autoridades de trânsito. Isso porque, segundo informação do gerente da Ciretran de Cruzeiro do Sul, Valdeci Dantas, na madrugada do sábado para domingo, dois acidentes de trânsito – um no Ramal 3 do projeto Santa Luzia e outro na ‘curva da mariola’, na AC-405 – vitimaram dois jovens. Com esses dois acidentes, Cruzeiro do Sul chega à marca de 15 vítimas fatais neste ano.
"Estou feliz pelas crianças aqui, mas estou triste pelas vítimas. No entanto, só nos resta continuar", disse Valdeci, emocionado. Ele contou que ainda na madrugada foi acordado por um telefonema dando conta das duas mortes, o que o deixou preocupado em vista do fato de que no dia seguinte estava marcada a abertura da semana dedicada ao trânsito.
Segundo Valdeci, o governo do Estado tem investido em sinalização, fiscalização e educação para o trânsito. "O grupo de educadores triplicou neste ano. Chegaram veículos e foram contratados agentes de trânsito", apontou. A Semana Nacional de Trânsito, que ocorre todos os anos em nível nacional, há atividades em todo o Brasil de 18 a 25 de setembro, mas, em Cruzeiro do Sul as atividades irão até o dia 30, quando haverá uma manifestação envolvendo escolas, sindicatos e outras entidades, na Praça do Centro Cultural.
Durante esta semana também será feito o lançamento em Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Feijó e Tarauacá. Na solenidade de domingo, algumas pessoas que colaboraram nas atividades do Detran receberam "certificados de amigo".
O gerente explicou o porquê de ter escolhido uma igreja para fazer o lançamento. "A data do lançamento coincidiu com um domingo. Queremos simbolizar este momento como de luta e estendê-la para a sociedade. A igreja representa bem essa intenção de fazer com que o trânsito e a educação sejam uma questão social. Que ultrapasse a instituição Detran."
Trânsito preocupa
Em Cruzeiro do Sul, durante os meses de verão, estão sendo emplacados em Cruzeiro do Sul cerca de 200 veículos, entre motos e carros. A frota da cidade já beira os 18 mil veículos e a estruturação da cidade para este aumento não acompanha o ritmo frenético de entrada de novos veículos.
Segundo o major Alves, comandante da PM em Cruzeiro do Sul, também assustado com o número de acidentes, a fiscalização deverá ser intensificada. "As leis estão aí, a sinalização está feita, infelizmente temos 15 mortos no trânsito. Chegamos a um estágio em que não poderemos mais tolerar esse tipo de situação. Não é normal. A partir deste fim de semana, vamos intensificar a fiscalização, com apoio da diretora do Detran. Temos que pegar firmes para combater isso aí."
O presidente do sindicato dos mototaxistas, Eudes do Nascimento Lima, contou que a entidade faz um trabalho de conscientização entre seus filiados com palestras, e nos próximos dias vai proporcionar a todos um curso de capacitação. "Temos que continuar a fazer esse trabalho, e acho que é a melhor maneira de colaborarmos para mudar o trânsito."
O pastor Carlos Alberto Santos comentou que o trânsito só vai melhorar com a ampliação da consciência. "A questão da consciência é a chave, e o envolvimento da sociedade civil é muito importante. As instituições têm que abrir as portas para que todos recebam essas instruções, especialmente a partir da infância e adolescência."
O promotor de Justiça Iverson Bueno elogiou o trabalho da equipe da Ciretran com seu trabalho incessante de sinalização e educação e reconheceu: "Como é difícil educar as pessoas". Segundo disse, há muitos condutores imprudentes em Cruzeiro do Sul, "basta parar numa esquina e observar".
"O Ministério Público atua na condição de fiscal da lei, tanto em relação aos condutores quanto em relação às instituições que fiscalizam. Vamos intensificar e adotar alguns critérios de planejamento para fazer uma execução mais organizada do trânsito com operações repressivas. O trânsito é um dos maiores problemas de Cruzeiro do Sul, e se não reprimirmos esses pequenos crimes que acontecem, com sanções administrativas, a situação ficará mais grave", disse.