Em Cruzeiro do Sul

Detran abre a Semana Nacional do Trânsito no Juruá

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) abriu oficialmente nesta segunda-feira, 18, a Semana Nacional do Trânsito, comemorada em todo o país de 18 a 25 de setembro. A solenidade foi realizada no auditório do Ministério Público em Cruzeiro do Sul, com a presença de autoridades civis, militares e religiosas.

O objetivo da campanha, que tem por título “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, é conscientizar o cidadão sobre sua responsabilidade de fazer um trânsito mais seguro e assim zerar as mortes provocadas por acidentes. Em Cruzeiro do Sul, o número de mortes no trânsito passaram de 11 no primeiro semestre para quatro no segundo.

Durante a cerimônia, o Detran certificou vários colaboradores do trânsito, entre eles Gisalda Mariano, 84, que dirige nas ruas de Cruzeiro do Sul há mais de trinta anos e levou apenas uma multa, que conseguiu justificar e provar que ela estava certa.

“Justifiquei, provando que a distância que eu havia estacionado estava correta. Quando temos responsabilidade trabalhamos para não receber multa, e quando não a recebemos é um orgulho podermos contribuir. Trânsito é coisa séria e nos ajuda muito”, disse a senhora,

Gisalda: “Trânsito é coisa séria e nos ajuda muito” (Foto: Onofre Brito)

Para o diretor-geral do Detran, Pedro Longo, a Semana Nacional do Trânsito é importante para chamar a atenção da sociedade. Os resultados deste ano são bons, com a redução das vítimas fatais, mas isso não encerra a missão do órgão.

“O Detran está atento, realizando suas campanhas educativas, nas escolas, nas empresas e temos a felicidade de compartilhar bons resultados e esperamos que continuem assim. Um dos fatores hoje que mais provocam acidente é o uso do celular. Nunca use seu celular enquanto dirige”, recomenda Longo.

Para Valdeci Dantas, coordenador da 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (1ª Ciretran) de Cruzeiro do Sul, as atividades do evento são muito importantes. Na próxima segunda-feira, 25, haverá o encerramento das ações com um passeio ciclístico. Um momento de reivindicar mais espaços.

“Sabemos que em Cruzeiro do Sul muitas pessoas praticam o ciclismo, algo saudável e recomendado para questões de saúde, e nós vamos aproveitar o momento para reivindicar junto às autoridades espaços para essa prática saudável”, ressaltou Dantas.