Detentas de Cruzeiro do Sul confeccionam máscaras, reduzem a pena e ajudam a combater o coronavírus

Com o apoio da Prefeitura Municipal, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) deu início nesta quinta-feira, 16, à confecção de máscaras descartáveis na Unidade Penitenciária Guimarães Lima, em Cruzeiro do Sul. Dez presas foram capacitadas por uma equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e produzem em média 250 máscaras por dia.

Parte do material será utilizado no âmbito da própria unidade penitenciária e outra parte será disponibilizada à Prefeitura do município. Dez máquinas de costura foram cedidas pela Prefeitura para o trabalho dentro da unidade.

Detentas foram capacitadas pela Sema para a produção das máscaras Foto: Cedida

A parceria garante que os insumos sejam disponibilizados pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul e a capacitação e supervisão do trabalho sejam feitas pela Sema. As detentas trabalham em expediente de 8h diárias e garantem a remissão da pena conforme a Lei de Execução Penal. A cada três dias trabalhados, um dia a menos de pena a cumprir.

O diretor do presídio, Aslan Barbosa, explicou que outro projeto está sendo elaborado no sentido de firmar parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério Público do Acre. O objetivo é garantir a aquisição de insumos para a confecção de máscaras para os demais órgãos da segurança pública e equipes de saúde.

Em média são produzidas 250 máscaras por dia Foto: Iapen/AC

A técnica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Idelmara Cordeiro, explicou que as presas passaram por um período de dois dias de capacitação quando aprenderam a forma correta para a confecção das máscaras. “Somente após esse período é que elas começaram a produzir o material, sendo que nós também retornaremos à unidade para verificar a produção”, afirmou.

O presidente do Iapen, Arlenilson Cunha, destacou as ações de combate ao coronavírus no âmbito do Sistema Penitenciário acreano, o que alcança detentos, familiares e servidores. “Nós temos trabalhado fortemente com ações de prevenção e combate. Por meio das nossas equipes técnicas, temos realizado orientações aos servidores, aos detentos e aos familiares, no sentido de resguardar a saúde de todos”, disse.

No que diz respeito à confecção de máscaras, ele explicou que se trata da ampliação de um projeto já desenvolvido na capital. “Com o apoio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, nós temos produzido cerca de 200 máscaras diárias no presídio feminino de Rio Branco e agora com essa parceria com a prefeitura e órgãos locais de Cruzeiro do Sul, nós ampliamos ainda mais a capacidade de produção”, afirmou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter