O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Rio Branco, ligado ao Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV), está sob novo comando desde o dia 12 de janeiro. O capitão José Ubirajara de Castro assumiu o controle das operações na capital. No fim da tarde de terça-feira, 10, ele fez uma visita de cortesia ao governador Tião Viana para se apresentar, de forma oficial, e estreitar os laços com o gabinete civil.
O aeroporto de Rio Branco fechou o ano de 2011 com 17 mil movimentos operacionais. Por dia são realizados em média entre 50 e 70 pousos e decolagens. Durante a alagação, o Destacamento prestou um serviço fundamental de atendimento e apoio às operações aéreas e às tripulações.
Cabe ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Rio Branco a prestação de serviços de navegação aérea junto ao Aeroporto Internacional Plácido de Castro, e para isso uma equipe de 80 militares e seis civis se reveza nesse trabalho que dura 24 horas, 365 dias por ano, ininterruptamente.
“Isso é necessário para manter a gama de equipamentos que garantem as operações aéreas com segurança para as aeronaves que pousam, decolam ou passam em nosso espaço aéreo e utilizam os instrumentos que coordenamos. Além de pousos e decolagens, também trabalhamos com o serviço de meteorologia, informações aeronáuticas, radar de rota e sistema de pouso por instrumentos”, explica o comandante.
O capitão Ubirajara deixou o Centro de Lançamentos de Alcântara, no Maranhão, e deve ficar no comando do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Rio Branco por dois anos. Ele é Especialista em Suprimento Técnico e tem 32 anos de carreira militar.