Desfile mostra criatividade, capricho na costura e belas modelos

 

(Foto: Flaviano Schneider)
As peças são confeccionadas em algodão e tingidas e com desenhos de motivações regionais (Foto: Flaviano Schneider)

A Cooperativa Verde Moda promoveu na noite de sábado, 30, no Teatro dos Nauas em Cruzeiro do Sul, o desfile de lançamento da coleção Moda Ecológica. A criadora das peças é a estilista acreana Dheymm Carla Oliveira. Ela coordenou a confecção pela internet, de Florianópolis (SC), onde reside, mas esteve presente ao lançamento.

Muitas das modelos são filhas das costureiras da cooperativa (Foto: Onofre Brito)
Muitas das modelos são filhas das costureiras da cooperativa (Foto: Onofre Brito)

Manufaturada em algodão, a coleção é tingida com desenhos de motivação regional. Os botões estão sendo feitos por uma artesã local, com utilização de casca de coco e bambu, e a amarração feita com fibra de tucum e outras palmeiras.

Aos poucos, Cruzeiro do Sul vai se firmando como um polo de confecções e de criação de modas em uma parceria que envolve o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional do Comércio (Senac), a Fundação Betel e a Cooperativa Verde Moda.

500 mulheres habilitadas

Desde 2012, quando foi criada a cooperativa, iniciou-se uma série de cursos, especialmente nas áreas de corte e costura, modelagem e tingimento de tecidos. Muitas das famílias beneficiadas estavam em situação de vulnerabilidade social e uma das motivações principais sempre foi a inserção delas no mercado de trabalho e emancipação socioeconômica.

O patrocínio dos cursos pelo Senac e Sebrae, a doação de máquinas de costura pela SEPN, o trabalho social e a cessão das instalações pela Fundação Betel foram fundamentais para que atualmente haja no município cerca de 500 mulheres habilitadas a trabalharem na área.

O governador Tião Viana prestigiou o desfile (Foto: Onofre Brito)
O governador Tião Viana prestigiou o desfile (Foto: Onofre Brito)

Muitas delas, formadas nos cursos, já trabalham de forma individual ou na Cooperativa Verde Moda. Mas o objetivo primordial de todo esse movimento é a fundação, no Juruá, de um grande polo de criação de moda e de confecções. A expectativa é que o lançamento das coleções que vêm sendo feitas atraia o interesse de empresários e surjam as encomendas.    

O governador Tião Viana e o deputado federal Léo de Brito assistiram ao desfile e gostaram do que viram. O governador quer que o desfile seja levado também à capital. Já Léo de Brito vai apoiar as iniciativas locais tendo em vista a formação do polo.

As modelos que apresentaram as peças são todas cruzeirenses, algumas delas filhas das próprias costureiras. Os cursos, criação de peças, identificação de modelos e mesmo desfiles também vêm ocorrendo nas comunidades rurais de Cruzeiro do Sul.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter