Desfile de 7 de Setembro marca os 194 anos da Independência do Brasil

Tião Viana realizou a abertura oficial do evento após passar em revista às tropas militares (Foto: Gleilson Miranda e Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana realizou a abertura oficial do evento após passar em revista às tropas militares (Foto: Gleilson Miranda e Sérgio Vale/Secom)

O desfile cívico e militar em comemoração aos 194 anos de Independência da República Federativa do Brasil foi marcado pela celebração popular e pelos valores democráticos, em Rio Branco. De volta à Avenida Getúlio Vargas, o evento reuniu centenas de pessoas e contou com diversas novidades.

O governador Tião Viana, acompanhado pela primeira-dama, Marlucia Cândida, realizou a abertura oficial do evento, após passar em revista às tropas militares, e saudar as representações educacionais, sociais e desportivas. A vice-governadora Nazareth Araújo, o deputado federal, Raimundo Angelim, e o deputado estadual, Daniel Zen, também prestigiaram o evento.

“O sentimento é de muito orgulho e amor ao nosso país. Hoje vivemos um reencontro no ambiente em que as pessoas gostam. Esse é um sentimento que está em todas as gerações. Foi um desfile bonito e que mostrou que nós, aqui no Acre, temos sentimentos de comunidade, amor e de paz”, expressou Tião Viana.

O tradicional desfile cívico teve início às 7h30, com percurso realizado na Avenida Getúlio Vargas, a partir do cruzamento da Avenida Ceará até a Rua Benjamin Constant, passando pela Praça da Revolução, colégio CEBRB, Biblioteca Púbica e Palácio Rio Branco.

O evento teve a participação da sociedade civil, estudantes das escolas estaduais e das guarnições militares, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, 4o BIS, 7o BEC e representação da Aeronáutica no Acre.

“Hoje o Brasil está em festa. É a data magna do nosso país, foi o dia em que nós nascemos como nação e o desfilo cívico militar representa essa grande festa. As forças armadas não poderiam faltar a essa grande comemoração”, destacou o comandante do 4º BIS, coronel Medeiros Júnior.

Satisfação popular

Centenas de pessoas compareceram para prestigiar ao desfile. Entre as famílias, a professora Naira Fernandes levou a pequena Aniele Rocha, que aos sete anos, estava bastante entusiasmada para prestigiar ao desfile, que seria seu primeiro.

Naira Fernandes levou a pequena Aniele Rocha, que aos sete anos, estava bastante entusiasmada para prestigiar seu primeiro desfile (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Naira Fernandes levou a pequena Aniele Rocha, que aos sete anos, estava bastante entusiasmada para prestigiar seu primeiro desfile (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Todos nós ficamos muito satisfeitos com as apresentações. Trazer o evento aqui pra Getúlio Vargas de novo foi uma grande escolha. Me senti surpresa com o que foi apresentado pelas escolas e os grupo. Valeu muito a pena fazer parte dessa festa”, destacou a professora.

Para Jamile de Melo, estudante da escola Berta Vieira, participar do desfile era um sonho, que se concretizou com uma força especial, já que está plenamente feliz em fazer parte do projeto Bombeiro Mirim nos últimos seis meses.

“O bombeiro Mirim trouxe tanta coisa boa pra minha vida. Tenho grandes lições de caráter, conduta. Hoje acordei às cinco da manhã, cheia de ansiedade para participar do meu primeiro desfile no sete de setembro”, conta a estudante.

Com a grande satisfação da população, Tião Viana assegurou que a partir de agora, o desfile de 7 de Setembro passará a ser realizado definitivamente na Avenida Getúlio Vargas, sempre pela parte da manhã.

Principais atrações

Entre as atrações principais houve a participação da Associação dos Ciclistas, dos colecionadores de carros antigos, clube do fusca, grupos de trabalhos sociais, desfiles das escolas especiais, dos escoteiros, dos alunos e amigos da Apae, Ordem Demoley, e o desfile militar. A Polícia Civil teve sua primeira participação no desfile e levou pra avenida uma brilhante apresentação de sua tropa.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter