Desenvolvimento social do Acre é tema do Fala Secretário desta semana

O secretário de Desenvolvimento Social do Acre, Antônio Torres, foi o entrevistado desta terça-feira, 22, no programa Fala Secretário, da TV Aldeia. Transmitido ao vivo em rede estadual pelo Sistema Público de Comunicação do Acre (TV e Rádio Aldeia, Rádio Difusora Acreana e Agência de Notícias do Acre), o programa possibilitou aos ouvintes, telespectadores e internautas a participação com perguntas sobre a Secretaria de Desenvolvimento Social do Acre (Seds), em todo o Estado.

Secretaria de Desenvolvimento Social do Acre

Antônio Torres iniciou a participação explicando aos telespectadores qual o papel da secretaria. Ele falou sobre a importância de garantir o cumprimento dos direitos de todo cidadão. “Nós estamos empenhados em criar condições para atender a população e garantir mais qualidade na prestação dos nossos serviços. A nossa meta é dar condições aos cidadãos e não somente resolver os problemas emergenciais”, afirmou.

Famílias atingidas pelas enchentes deste ano

De acordo com o secretário, o número de pessoas atingidas pelas enchentes que receberam atendimento da Seds ultrapassou a quantidade de atendimentos registrados entre 2005 e 2011.

Articulação no interior do Estado

A Secretaria trabalha no desenvolvimento de políticas públicas de atendimento a criança, adolescente, pessoa idosa, pessoa com deficiência e pessoas em situações de risco, em todo o Estado. Um exemplo disso é o Programa de Enfrentamento à Violência Infanto-juvenil que envolve o poder público e a sociedade civil organizada. “Em parceria com algumas secretarias municipais e estaduais e a própria comunidade, nós estamos conseguindo fortalecer o trabalho da rede de proteção da criança e do adolescente”, relatou.

Programa Minha Casa, Minha Vida

O secretário falou também sobre o cadastro realizado em 2009 para entrega de casas populares. Torres explicou que os sorteios são realizados dentro das exigências previstas no regulamento do programa. “Os sorteios do cadastro de 2009 continuam acontecendo. Um novo cadastro somente será feito depois que todas as famílias do cadastro de 2009 sejam beneficiadas”, explicou.

Denúncias do programa Minha Casa, Minha Vida

Questionado sobre as diversas denúncias que a Secretaria recebia em relação ao não cumprimento das regras do programa de habitação, em relação à venda e aluguel dos imóveis, por exemplo, Torres afirmouque os casos são investigados. “Nós apuramos todas as denúncias realizadas, e se ficar comprovado o descumprimento das regras, a casa é devolvida ao Estado para que possa ser entregue para outra família”,disse.

Mapeamento para pessoas em situação de risco

A Seds realiza um mapeamento, em todo o estado, para identificar pessoas que vivem em situação de risco social e, por meio deste trabalho, criar meios de garantir que essas pessoas tenham acesso ao tratamento adequado e a uma melhor qualidade de vida. “Nossa grande dificuldade é conseguir retirar essas pessoas das ruas. Convencê-las a sair daquele estado e receber ajuda.”, relatou.

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