Desconectados na era digital

A comunicação já percorreu uma longa trajetória e ainda tem muito chão para percorrer. Atualmente, a gama de instrumentos tecnológicos, como o computador, o celular e seus similares nos auxiliam durante a participação desse processo tão antigo e tão necessário para a vida em sociedade que é comunicar.

Costumo dizer que todo indivíduo já nasce se comunicando, afinal, nosso primeiro ato de comunicação foi um choro estridente, traduzido como um sinal de vida e saúde nos ouvidos dos nossos pais. Como seres sociais, precisamos nos comunicar e assim ser parte efetiva do meio em que vivemos.

É importante observar que a comunicação envolve diversos processos que não dizem respeito apenas à fala. Os gestos, o toque, a postura diante das situações, as vestimentas também são formas de transmitir a mensagem ao outro. Ora, comunicar é exatamente isso, transmitir uma mensagem por um meio a alguém.

A história nos mostra que os elementos que auxiliam nesse processo, principalmente os que envolvem a fala e a escrita, aos poucos foram sendo aprimorados, como a prensa de Gutemberg, a invenção do telégrafo, chegando aos grandes computadores, e aos antigos celulares, hoje conhecidos como “tijolões”. A tecnologia se reinventa a cada dia e nos traz máquinas mais velozes e equipamentos com novas funções.

Na atual realidade, temos um mundo de informações na palma das mãos. Com apenas um toque é possível enviar uma mensagem a um amigo, mandar uma foto para um parente do outro lado do mundo, pedir socorro diante de um momento de perigo, mostrar a alguém a nossa localização. Mas o que seria de um celular sem a rede de uma operadora? Todo esse mundo de comunicação ao alcance das mãos cai por terra.

Não é difícil chegar em restaurantes e ver mesas onde as pessoas estão todas de cabeça baixa, olhando para o celular, muitas vezes conversando entre si por meio de aplicativos de mensagens instantâneas. O que a tecnologia fez com a gente? Temos relacionamentos líquidos, que são criados ao passo de um click e se desfazem com a mesma velocidade.

Ficamos desesperados se não temos sinal no celular e perdemos o foco ao ponto de não conseguirmos pensar em outras alternativas. Nos tornamos desconectados na era digital e isso nos incapacita, uma vez que a comunicação face a face já não é o nosso forte.

Assim, é necessário refletir a nossa relação com o mundo digital. Ele foi criado para nos auxiliar e não para nos roubar a essência dos nossos relacionamentos. É preciso trazer de volta as redes sociais para o mundo físico que é de onde elas de fato saíram. Os grupos família, trabalho, escola não podem se limitar a aplicativos, as pessoas precisam de muito mais do que isso. Você é o responsável por esse resgate.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter