O Departamento de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura (Deracre) iniciou a retirada de balseiros acumulados próximos à ponte metálica na manhã desta terça-feira, 20. Durante o dia todo, quatro pessoas se revezam nas atividades para não comprometer o curso do rio e a estrutura das pontes na capital acreana.
O trabalho da equipe começou mais cedo este ano, haja vista que a retirada de balseiros é feita anualmente no mês de dezembro. Dessa vez, o acúmulo de entulhos se deu rapidamente pela intensidade das chuvas no último fim de semana. Elas trouxeram novamente pedaços de madeira fincados às margens do rio desde a enchente ocorrida no início de 2012.
Para o diretor-presidente do Deracre, Ocírodo Júnior, mesmo tratando-se de um fato adverso, qualquer problema possível já está sendo descartado. “Essa é uma situação diferenciada, mas não representa nenhuma ameaça à ponte. São restos de madeira que ficaram da última enchente e nós faremos a retirada por segurança, mesmo que eles não tenham um peso excessivo. Até a próxima sexta-feira, 23, o trabalho já estará concluído e o rio transcorrerá normalmente”, disse.
Segundo o gerente de Infraestrutura Hidroviária, Cléber Peres, amanhã a equipe será ampliada para garantir a agilidade no processo de limpeza e desobstrução. “Esse é um trabalho que precisa ser feito lentamente e com muito cuidado, por isso amanhã mais quatro homens integrarão a equipe. Assim, com oito pessoas, um rebocador e duas voadeiras, as atividades se intensificam e caminham com mais rapidez”, afirmou Peres.