Deracre reforça estrutura da ponte sobre o Rio Iaco

Estrutura terá sua capacidade de suporte de carga praticamente duplicada com a intervenção

ponte_sena_foto_gleilson_miranda__6.jpg

Obra de reforma da ponte custa R$ 5 milhões, com recursos dos Governos Federal e Estadual (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Próximo de Sena Madureira, uma montanha de pedras começa a ser estocada para dar continuidade às obras da BR 364 no trecho entre Sena Madureira e Tarauacá, que serão retomadas tão logo as chuvas acabem. Várias pontes são construídas ao longo da rodovia. E para garantir esse transporte de insumos da capital para o interior do estado, o Departamento Estadual de Estradas e Rodagens do Acre, Deracre, investe na recuperação da ponte José Nogueira Sobrinho, construída em 1982 sobr o rio Iaco, em Sena Madureira, que está sendo reformada desde o ano passado.

Antes da reforma, a capacidade da ponte era de 25 toneladas de carga. Depois da intervenção, essa capacidade irá aumentar para 49 toneladas. "Vai ficar mais resistente com essa manutenção. Os caminhões poderão passar tranquilamente", afirma o engenheiro do Deracre Max Knorr.

Para garantir a durabilidade da ponte, as junções, chamadas de nós, serão trocadas. Para executar o trabalho, no entanto, é preciso quase construir uma nova ponte. A estrutura auxiliar foi erguida pelo lado de dentro da ponte. Só com essa estrutura, chamada de treliça, é que os trabalhadores poderão trocar todos os nós.

"Devido às intempéries do tempo, o desgaste acontece naturalmente. E chega um certo tempo que tem que ser trocada a estrutura mesmo", disse Knorr.

ponte_sena_foto_gleilson_miranda__4.jpg

Ponte sobre o rio Iaco é reforçada para garantir segurança a pedestres, ciclistas e motoristas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O piso da ponte, que era de madeira, já foi retirado. No lugar será construído um piso de concreto armado com camada asfáltica. Mas além dos veículos e motoristas, o Deracre também investe na construção de uma passarela e uma ciclovia garantindo a segurança de todos que atravessarem a ponte.

A obra custa R$ 5 milhões e é executada por uma empresa especializada em pontes, sob a supervisão do Deracre, garantindo a geração de emprego no município. Nelinho Souza, que é de Sena Madureira, já fez outros serviços pela mesma empresa e hoje se orgulha de ter alcançado postos maiores dentro do trabalho que executa. "Eu era um ajudante de pedreiro e hoje estou mais qualificado na minha profissão. Aprendi muita coisa, como cartografia e topografia, que é no que eu estou trabalhando hoje."

O prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal, diz que as obras da BR 364, da ponte sobre o Iaco e do Estádio José Marreira – todas com recursos do governo do Estado e Governo Federal, garantem desenvolvimento para a região, com geração de emprego e renda; e aumentam a arrecadação de impostos municipais. "No momento de crise, esses investimentos garantem a arrecadação e dão suporte à prefeitura, para que a gente possa garantir os serviços essenciais para nossa comunidade."

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter