Vice-governador prestigiou o lançamento e informou que, de agora em diante, vai vistoriar obras na BR-364 a cada 15 dias
Teve início nesta segunda-feira, 20, em Cruzeiro do Sul, a 1ª Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) do Deracre. Durante três dias, todos os funcionários da autarquia receberão instruções que visam garantir a saúde e segurança do trabalhador, através de palestras motivacionais, atividades lúdicas e vídeos. Os funcionários receberão também equipamentos de segurança como luvas, óculos, blusas, capacetes, protetor auricular, calça jaleco, protetor solar e desengraxante.
Segundo o tecnólogo em gestão pública e coordenador da Sipat, Calixto Santos, depois de 48 anos de existência do Deracre, somente em junho do ano passado foi criada a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Cipa), pelo atual diretor do órgão, Marcus Alexandre. Por ser uma exigência do Ministério do Trabalho, foi criado então no Deracre o Programa Saúde e Segurança. Calixto conta que, "por falta de uma Cipa, perdemos muitos colegas de trabalho. Há colegas mutilados por falta de atenção e de um trabalho que viesse conscientizá-los do quanto é importante o uso dos equipamentos de segurança”. Em dezembro passado, a Sipat foi realizada em Rio Branco, com sucesso absoluto, segundo Calixto.
Participaram do ato de abertura da Sipat em Cruzeiro do Sul o vice-governador Cesar Messias, o assessor do governo do Acre, Itamar de Sá, o diretor do Deracre em Cruzeiro do Sul, Josinaldo Batista, e grande número de funcionários. Segundo o vice-governador, o Deracre tem mais de mil funcionários e considerou de extrema importância a realização da Sipat. “Um pequeno descuido leva ao acidente. A equipe que o Deracre trouxe é competente e vai mostrar como é perigoso mexer com as máquinas. Assim, a gente vai evitar grandes acidentes e salvar vidas.”
O servidor Elton de Oliveira Silva trabalha há 35 anos no Deracre. Ele conta que nunca sofreu um acidente de trabalho, mas já viu colegas sofrerem. Certa vez um colega queimou a perna de modo que o osso ficou exposto. “O trabalho que eu faço é muito perigoso. Mexo com asfalto que é quente – a temperatura chega a 180 graus”, disse.
De 15 em 15 dias
César Messias anunciou que, por determinação do governador Tião Viana, de 15 em 15 dias vai andar nos canteiros de obras da BR-364 para acompanhar de perto a evolução das obras de asfaltamento. “Nossa vontade, se o tempo ajudar, é de que esta rodovia não feche mais a partir deste ano e tenhamos a ligação definitiva do Vale do Juruá com o Vale do Acre”, disse.
O vice-governador tem uma agenda intensa nesta segunda-feira. Conversações com a Igreja Católica sobre o Novenário, definições sobre a Expojuruá, visita ao bairro Miritizal e na terça-feira vai por terra para Rio Branco, já em sua primeira vistoria à BR-364.