O Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) ofereceu, nos dias 7 e 8, quarta e quinta-feira, exames laboratoriais aos seus servidores e também aos trabalhadores terceirizados, em Rio Branco. Os exames foram realizados por meio de uma parceria entre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), a Secretaria de Estado de Saúde e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), que cedeu os trailers.
A iniciativa visa melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, numa ação que atendeu a totalidade dos mil servidores que ali atuam. Com isso, a Cipa dá prosseguimento ao seu principal objetivo, é que garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.
Pelo menos duas ações desse tipo já foram realizadas este ano, e, segundo a presidente da Cipa, Rosilda Melo, a intenção da direção do Deracre é realizar os mesmos exames, a partir de 2013, a cada quatro meses. “Com isso, garantiremos mais saúde e segurança para os trabalhadores”, disse.
Os exames foram realizados por uma equipe de profissionais da Unidade de Referência da Atenção Primária em Saúde (Urap) Cláudia Vitorino e, entre suas modalidades, podem ser citados o preventivo do câncer de próstata e de glicemia, além de vacinação contra a gripe e atendimento oftalmológico, realizado numa parceria com uma ótica local.
A Cipa-Deracre existe desde 2010 e já realizou diversas ações para garantir a segurança dos trabalhadores. Francisca Riza, coordenadora do programa Saúde e Segurança, o qual a Comissão compõe, afirmou que uma das principais medidas está ligada com o uso e fiscalização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que são fornecidos aos trabalhadores. “A medida garante a segurança do trabalhador”, disse.
Na quarta-feira, os exames laboratoriais foram realizados na Usina do Deracre, localizada no Distrito Industrial, e nesta quinta-feira, 8, estão sendo realizados na sede do órgão, localizada na Via Chico Mendes, Segundo Distrito. Além de Rio Branco, a cidade de Cruzeiro do Sul também já foi atendida com ações da Cipa.