O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), se reuniu na terça-feira, 28, com o Exército Brasileiro, representado pelo 7º Batalhão de Engenharia de Construção (7º BEC), para tratar da pista de pouso de Santa Rosa do Purus que está passando por um processo de manutenção.
A presidente do Deracre, Sula Ximenes, explicou que a autarquia solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) um Notam (Notice to Airmen), que é uma mensagem de divulgação de alterações e restrições temporárias que possam ter impacto nas operações aéreas, para a recuperação da pista de pouso, visando realizar os trabalhos de segunda a sexta-feira, liberando a pista para pousos nos fins de semana.
No entanto, houve uma modificação no plano original. Em reunião com o Exército Brasileiro foi decidido que a manutenção seria realizada apenas na metade da pista, permitindo que a outra metade continuasse disponível para pousos durante a semana.
A alteração possibilita a continuidade das operações de pouso utilizando apenas metade da pista, enquanto a manutenção ocorre na outra metade. A medida visa garantir a funcionalidade da pista de pouso de Santa Rosa do Purus, enquanto os trabalhos de recuperação são realizados.
O Estado tem apoiado o trabalho no transporte de equipamentos e insumos para a reconstrução da pista de pouso e decolagem. Mais de cem viagens são realizadas para levar todo o material necessário, com cada embarcação levando, em média, 12 dias para concluir o percurso a partir do porto localizado ao lado da ponte sobre o Rio Purus, na BR-364, em Manoel Urbano.
A nova pista está projetada para atender a demanda dos próximos 50 anos e será construída em concreto armado, sendo a primeira do estado com esse tipo de material. A estrutura terá 1,2 km de extensão, 30 m de largura e 25 cm de espessura, proporcionando mais segurança, qualidade e menor custo de manutenção.