O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), segue nesta sexta-feira, 8, com as obras da Orla do Rio Acre em Brasileia.
A presidente do órgão, Sula Ximenes, vistoriou as obras e informou que o projeto se encontra na fase inicial de concretagem, com o objetivo de conter a erosão das margens fluviais. A intervenção visa não apenas estabilizar a encosta, mas também criar uma nova área de lazer para a população.
Segundo Sula, a obra utiliza o sistema de bolsacreto, composto por mantas preenchidas com uma mistura de cimento, areia e pó de pedra, resultando em uma base sólida e durável para proteger a margem do rio.
“O bolsacreto atua como um concreto, proporcionando resistência por muitos anos e evitando a erosão, especialmente nesta curva do rio, onde a perda de solo é constante”, explicou.
Os trabalhadores estão executando os primeiros lances de colchacreto e bolsacreto, aproveitando o período de verão.
“Estamos comprometidos em concluir o primeiro e o segundo lances antes da subida do rio,” destacou Sula.
Além de proteger as margens, a obra prevê a criação de um espaço de lazer similar à tradicional Gameleira, em Rio Branco. A previsão é que a nova orla seja entregue no próximo ano, oferecendo à população de Brasileia uma estrutura com pista de caminhada, ciclovia e espaço para prática de corrida.
“Inaugurar a orla no próximo ano é nosso objetivo, e estamos empenhados em concluir cada etapa com segurança e qualidade, para que a população possa usufruir de uma nova área de lazer e convívio próximo ao rio”, disse.