O diretor-geral do Deracre, Marcus Alexandre, reuniu-se na tarde da última segunda-feira, 14, com os moradores e produtores do polo Wilson Pinheiro, onde anunciou melhorias nos ramais. Parte do ramal (12 quilômetros) já foi pavimentada pelo Deracre, garantindo o acesso de inverno a verão.
Na reunião, Marcus Alexandre garantiu que a ligação do ramal até o Calafate (14 quilômetros) será piçarrada, o que irá permitir o escoamento da produção. Além disso, será feita a recuperação de pontes e bueiros. Uma equipe do Deracre ficará no local para realizar o levantamento das necessidades do Wilson Pinheiro.
Ele lembrou que em 1999, quando a Frente Popular assumiu o governo do Estado, havia em torno de 50 quilômetros de ramais pavimentados. Hoje, depois de um intenso trabalho realizado pelo Deracre nos últimos cinco anos, principalmente com a determinação do ex-governador
Leia Mais Governo do Estado inicia em Cruzeiro do Sul a maior operação de recuperação de ramais |
Binho Marques de priorizar a melhoria dos ramais, hoje já são mais de 300 quilômetros pavimentados.
“A prioridade, até agora, tem sido para a pavimentação dos ramais dos polos”, disse. Em Brasileia, Assis Brasil, Epitaciolândia, Xapuri e Cruzeiro do Sul, muitos ramais já tiveram a intervenção do Deracre. “Estamos trabalhando para corrigir os erros do passado”, afirmou.
Este ano, o governo do Estado ainda trabalha na pavimentação de rodovias. Há 40 quilômetros na BR-364 a serem concluídos entre Manuel Urbano e Feijó, a pavimentação da AC-445 (que liga Bujari até a Vila do V, em Porto Acre), além dos últimos 20 quilômetros da AC-090 (Transacreana).
Mas para 2013, Marcus Alexandre garantiu que todos os esforços do governo estarão voltados para os ramais. “Não haverá mais estradas para serem pavimentadas, apenas recuperadas. Por isso, o nosso grande desafio será exatamente os ramais”, disse.
O programa de recuperação de ramais foi lançado pelo governo do Estado no início do mês e está prevista a melhoria de 5 mil quilômetros de ramais em 21 municípios acreanos, ação que mobilizará 480 equipamentos e investimentos da ordem de R$ 31 milhões.