Depasa segue com ações emergenciais em Acrelândia

Serviços de manutenções de rede compõe as ações contra o desperdício (Foto Cedida)
Serviços de manutenções de rede compõem as ações contra o desperdício (Foto Cedida)

No início deste mês, o reservatório que abastece a cidade de Acrelândia apresentou uma redução acentuada no seu volume de água, em decorrência do período de estiagem que atinge a região.

Com esse cenário, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) executa ações emergenciais em prol da regularidade do abastecimento, além do uso consciente da água.

“Continuamos captando água de açudes que ficam ao lado da Estação de Tratamento [ETA] para o nosso reservatório, e as últimas chuvas que caíram na localidade provocaram uma elevação de 30% em seu nível, porém, ainda estamos em um momento de grave seca”, relata o gerente do Depasa em Acrelândia, Jander Mendonça.

Outra iniciativa destacada pelo gerente da autarquia é a campanha Nós Contra o Desperdício, que presta orientações educativas e serviços de manutenções de rede de distribuição de água.

“Montamos uma força-tarefa para ir de casa em casa, conversar com os moradores, sobre os cuidados com a água, realizar intervenções em vazamentos e, principalmente, receber denúncias de desperdícios, com destaque para as ligações clandestinas a fim de jogar água tratada em poços”, comenta Mendonça.

O gerente informa que processo de distribuição de água para a parte alta da cidade ou pontos críticos de abastecimento ganhou o reforço de um carro-pipa, disponibilizado pela Defesa Civil, por intermédio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional.