O Departamento de Pavimentação e Saneamento de Rio Branco (Depasa Rio Branco) começou na manhã deste sábado, 4, um mutirão de limpeza nos tanques que fazem a filtragem da água que abastece grande parte da capital através da Estação de Tratamento de Água 2 (ETA2), localizada no bairro Sobral.
São cinco tanques filtros e cada um tem capacidade para armazenar 250 mil litros de água. Por isso, um por um, eles estão sendo fechados e limpos, um dia inteiro é necessário para a limpeza de cada tanque. Ao todo, 25 homens do Depasa trabalham no mutirão.
“É como o filtro de um carro, se não parar para limpá-lo depois de um certo período de tempo ele deixa de funcionar direito, mas nesse caso, temos uma proporção gigantesca”, explica o diretor do Depasa Rio Branco, Felismar Mesquita. A ETA 2 tem capacidade de tratamento de mil litros por segundo e funciona sete dias por semana, 24 horas por dia.
A limpeza irá melhorar a qualidade da água e a velocidade que ela percorre o sistema de tratamento. As etapas de limpeza dos tanques são compostas de retirada da água, lavagem e recomposição do leito flutuante, um tipo de areia que faz a limpeza das impurezas presentes na água.
A ação também é uma forma de preparar o sistema de abastecimento de água para a forte seca que está se aproximando do Rio Acre. “Embora no período de seca a água venha para os reservatórios com menos material orgânico, com esse calor e esse sol sobre os tanques, corremos o risco de haver uma proliferação de algas que possam entupir os filtros. A limpeza é essencial para tentar evitarmos isso”, reforça Felismar.
Galeria de imagens