A Estação de Tratamento de Água (ETA) I, responsável pelo abastecimento de 40% dos bairros do Primeiro Distrito, recebeu nesta terça-feira, 5, uma nova bomba de captação de água bruta, duplicando a produção de água no local..
A ETA I estava funcionando com apenas uma bomba, o que provocou a diminuição de quase 50% de sua produção diária, causando também uma redução na distribuição de água para as ligações domiciliares. Hoje, com as duas bombas ativadas, a produção de água da ETA I passou de 290 para aproximadamente 600 litros por segundo, capacidade total de produção da estação.
“A nova bomba vai permitir que o abastecimento da maioria dos bairros do primeiro distrito melhore. Os bairros que estavam sendo muito afetados voltarão a receber água regularmente. Estamos trabalhando para que a intermitência acabe”, afirmou o diretor do Depasa Rio Branco, Felismar Mesquita, lembrando que uma das metas do departamento de saneamento é alcançar a cobertura de 100% de água na capital até 2014.
Uma bomba de captação conta com mais de 12 peças especializadas e possui resistência de ano. “As bombas e suas peças não se encontram em prateleiras nem são produzidas na Região Norte. Elas são encomendadas e construídas de acordo com a estrutura de cada sistema”, disse Railson Correa, gerente de produção de água.
Para prevenção do sistema, uma terceira bomba está sendo recuperada e “voltara nova após a manutenção, garantindo a qualidade da operação caso outra bomba apresente algum problema eventual”, explicou Correa.
Além de melhorias no parque de bombas, a ETA I em breve receberá obras de restauração e modernização.