Depasa retira 300 quilos de lixo da rede coletora de esgoto na Sobral

O Departamento Estadual de Água e Saneamento do Acre (Depasa) retirou cerca 300 quilos de resíduos sólidos da rede coletora de esgoto de Rio Branco localizada na travessa Cavalcante, no bairro Sobral. Entre o lixo que obstruía a rede de esgoto foram encontrados pedaços de tijolo e madeira, garrafas pet e sacolas plásticas.

O serviço foi realizado em mais uma ação emergencial nesta terça-feira, 6. Para a execução foi necessário utilizar uma retroescavadeira. A operação mobilizou toda a equipe responsável pela manutenção da rede coletora da capital e contemplou a limpeza de poços de visita (PV), desobstrução do trecho da rede de esgoto, além de desobstrução e limpeza de três caixas de ligação de rede de esgoto.

A ação de limpeza e desobstrução da rede de esgoto eliminou transtornos para pelo menos sete famílias que já sofriam com esgoto retornando para suas casas. “Minha residência e as de vários vizinhos estavam alagadas com água de esgoto. Procuramos o Depasa para nos atender e quero agradecer à toda a equipe pelo desempenho na execução do serviço, disse Maria Creuza, moradora da rua principal da Sobral, no bairro da Glória.

Em ação emergencial Depasa retira cerca de 300 quilos de lixo da rede coletora de esgoto de Rio Branco Foto: Assessoria Depasa

O sistema de esgotamento sanitário de Rio Branco é formado por estruturas e instalações complexas, que incluem quatro estações de tratamento tamanho padrão (duas em pleno funcionamento e duas em construção), mais de 40 estações compactas estruturadas para atender principalmente conjuntos habitacionais, e fossas filtro, que coletam esgotos de bairros como Mocinha Magalhães, Calafate, Jequitibá, além dos sistemas interligados de coleta.

As manutenções preventivas e corretivas mobilizam, diariamente, gestores, técnicos, operadores de estações, encanadores, eletricistas, motoristas e serviços gerais. O trabalho inclui desobstrução da rede e caixas de coleta, além da recuperação de trechos danificados. Para a execução dos serviços são utilizados caminhões do tipo ‘tatuzão’, caçambas, retroescavadeiras, ferramentas, além equipamentos de proteção individual (EPIs). “Todos os recursos humanos e materiais são providenciados conforme a necessidade do serviço a ser executado”, explica o diretor-presidente do Depasa, Luiz Felipe Aragão.

Atendimento

A Divisão de Sistema de Esgotamento Sanitário do Depasa (Dives), responsável pela manutenção da rede de esgoto da capital, trabalha de forma sincronizada com o sistema de atendimento da Central de Serviço Público (OCA). A execução dos serviços é realizada conforme programação diária, que atende também demandas urgentes solicitadas pelos usuários. Para melhor otimização de recursos, a estratégia é trabalhar de forma regionalizada.

Só em setembro, a Dives realizou ao todo 101 atendimentos. As ordens de serviço contemplaram desobstrução, substituição e consertos de ramais de esgoto; desobstrução, remanejamento e conserto de rede coletora de esgoto, além de demolição e recomposição de calçadas e pavimentos.

O objetivo é ampliar ainda mais o atendimento. Para tanto, o Depasa já trabalha na aquisição de novos materiais e equipamentos. A frota disponível receberá reforço de mais cinco caminhões tatuzão. “Os veículos serão alugados por meio de licitação. O processo já foi iniciado e esperamos concluir no menor tempo possível”, informa o presidente do Depasa.

As solicitações de novas ligações, desobstrução ou recuperação da rede de esgoto podem feitas pela Central de Atendimento do Depasa, pelo telefone 0800 717 77 11.

 

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