Treinamento

Depasa realiza treinamento em segurança para servidores de Marechal Thaumaturgo

Dando continuidade à política de gestão em recursos humanos, o governo do Estado, por meio do Depasa e Corpo de Bombeiros, realizou nestas segunda-feira, 4, e terça, dia 5, em Marechal Thaumaturgo, um novo treinamento em segurança na limpeza e manutenção de bombas flutuantes. A ação tem como principal objetivo preparar melhor os servidores para o exercício de suas funções nas estações de captação e tratamento do Depasa.

Em Marechal Thaumaturgo, a formação alcançou servidores veteranos e também os profissionais aprovados no processo simplificado para operadores de estações de tratamento. Durante o treinamento, os instrutores abordaram temas relativos a procedimentos em ações de limpeza nas estações de captação e cuidados na retirada de balseiros, primeiros socorros, como deve ser o tratamento em caso de fraturas, ferimentos, queimaduras, mal súbito e também o trato para o caso de acidentes com animais peçonhentos e a conduta a seguir em caso de afogamento, “Tudo que fizemos foi voltado para a prevenção de acidentes no local de trabalho e também em casa”, esclareceu um dos instrutores tenente BM Gilmar Torres.

Treinamento foi realizado em todos municípios onde há estação de captação do Depasa Foto: Assessoria Depasa

Para um dos novos servidores do Depasa, Francisco Eriberto, classificado no processo seletivo da autarquia para operador de estação o curso foi de grande valia. “Não somente para a função que vou desempenhar, já que vou estar sempre usando amarrações, removendo balseiros ou mesmo fazendo a limpeza na caixa d’água, como também para a vida pessoal como os ensinamentos sobre primeiros socorros pra o caso de acontecer algum acidente, conhecimentos que a gente vai usar no trabalho, mas também levar pra vida toda”.

O diretor presidente do Depasa, Zenil Chaves, falou sobre a importância do treinamento para as equipes da concessionária dos serviços de água e saneamento do Acre. “Uma ação para nós de suma importância e ninguém melhor que o Corpo de Bombeiros para nos ajudar a preparar nossos servidores para manutenção das nossas unidades, principalmente nas estações de captação, onde é necessário mergulhar”, disse Zenil, ao agradecer a parceria da corporação, hoje sob o comando do coronel Batista.

O treinamento em segurança na limpeza e manutenção de bombas flutuantes foi realizado em todas unidades onde há estação de captação. A realização da atividade em Marechal Thaumaturgo encerrou o ciclo de formações programadas para 2019. Concluídas as atividades deste ano, a equipe técnica do Depasa já planeja as ações para 2020.

“Além de repetir o treinamento em segurança realizado este ano, já iniciamos a elaboração de programas com outros treinamentos recomendados pelas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, como Treinamento NR-10 voltado aos servidores que trabalham com eletricidade, como operadores de bomba e ETA, eletricistas e auxiliares de eletricistas”, explica Alcimar do Carmo de Andrade, chefe do setor da Divisão de Segurança do Trabalho do Depasa.