A Estação Elevatória de Esgoto (EEE) do bairro Cadeia Velha recebeu nova ação de limpeza. A operação mobilizou homens do setor operacional, mecânicos, eletricistas e vários equipamentos como insufladores de ar, talhas, motores para retirada de areia, caminhões hidrojato, retroescavadeiras e caçambas. O trabalho, realizado em dois dias retirou todo o resíduo acumulado na elevatória.
Considerando o caminho percorrido até chegar à estação de tratamento, a rede de esgoto passa por ramais residenciais e tubulações, carregando resíduos sólidos diversos. A elevatória também age na retirada desses resíduos que, em dado momento, podem se acumular provocando entupimentos ou mesmo causar danos à população. Em Rio Branco, todos os dias, homens e máquinas do Depasa são mobilizados para ações de limpeza e manutenção da rede de esgoto e elevatórias que compõem o sistema de esgoto da capital.
“Com frequência, a cada operação, retiramos todo tipo de resíduo sólido. Alguns que jamais poderiam estar ali na rede coletora, como gordura, roupas, preservativos, absorventes.Outro problema é a grande quantidade de areia que, por causa da água das chuvas acaba indo parar na rede de esgoto e até sacos de lixo”, ressalta o engenheiro sanitarista do Depasa, Ednei Peres.
A falta de limpeza e manutenção pode danificar as bombas, acarretar a parada do sistema, provocar o transbordamento de poços de visitas (locais apropriados para realização da limpeza do sistema) e das caixas de esgoto nas residências.
Como funciona uma elevatória
Uma elevatória é um sistema formado por bombas, válvulas e equipamentos elétricos capazes de bombear a água de uma área mais baixa para sistemas de tratamento em níveis mais elevados. A Estação Elevatória de Esgoto (EEE), pode funcionar como reservatório para a coleta de água em resíduos do solo, em operações com variação de vazão.
A EEE do Cadeia Velha recebe esgoto dos bairros Bosque, Abrahão Alab, Aviário, Centro, Cadeia Velha, Habitasa e Canal da Maternidade. Da elevatória do Cadeia Velha, o esgoto é levado para a estação de tratamento de esgoto (ETE) do São Francisco. Futuramente, a elevatória do Cadeia Velha receberá também esgotos da região da Sobral, Preventório e bairro Base.